Muitas cidades do Brasil comemoram o dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro. Para estas cidades o ano de 2018 propicia um feriadão prolongado, juntando com a Proclamação da República no dia 15 de novembro e emendando a sexta-feira e a segunda-feira. Para quem pode aproveitar esta oportunidade, preparamos sugestões de passeios em Paraty em uma programação especial.
Para a quinta-feira, sugerimos um passeio pelos Alambiques e Cachoeiras. Vans climatizadas levam os turistas para conhecer a exuberância da mata atlântica que rodeia a cidade de Paraty, com paradas em cachoeiras, onde se pode tomar um banho refrescante, e em Alambiques para conhecer o processo de produção da renomada cachaça artesanal de Paraty. Este passeio leva cerca de 6 horas. À noite, o centro histórico te espera, com seus restaurantes e bares com música ao vivo, suas lojinhas de artesanato, ateliers e comércio em geral.
Para a sexta-feira, nossa sugestão é aproveitar o dia para fazer passeios diferentes. Que tal pegar uma trilha pelas montanhas ao redor da baía de Paraty? Ou conhecer o Paraty Sport Aventura onde se pratica arvorismo, tirolesa, caiaques e outras modalidades? Ou ainda praticar rafting no Rio Mambucaba? Nossa sugestão para este dia é sair dos roteiros tradicionais e experimentar ótimas opções de ecoturismo que Paraty pode te oferecer. No final da tarde, sugerimos um city tour, para conhecer a história da cidade de Paraty e os segredos e detalhes da arquitetura colonial.
Para o sábado, nossa sugestão é um passeio de lancha privativo pela baía de Paraty. Como este deve ser o dia com maior afluxo de turistas na cidade, você pode fugir dos lugares mais tumultuados e fazer o seu próprio roteiro, parando em praias desertas e conhecendo os lugares mais exclusivos da baía de Paraty. Na noite de sábado você pode aproveitar para conhecer o Quilombo do Campinho. Lá vai estar acontecendo o Encontro de Cultura Negra, com alguns shows. Veja a programação deste evento.
Para o domingo, nossa sugestão vai para o passeio de escuna pela baía de Paraty. Este é o passeio preferido da maioria dos visitantes da cidade e domingo pode ser um dia ideal para aproveitar um dia de sol conhecendo muitas praias e ilhas. No passeio é possível almoçar a bordo e também aproveitar do bar, tomando seus drinques e porções enquanto a deslumbrante paisagem do litoral de Paraty vai passando.Durante a noite, mais um passeio pelo centro histórico aproveitando a gastronomia da cidade. Você sabia que a Unesco conferiu a Paraty o título de Cidade Criativa da Gastronomia? Este título reúne cerca de 180 cidades pelo mundo. No Brasil, Paraty é a terceira cidade e receber este título, depois de Belém e Florianópolis. Vale a pensa saber o porquê deste título.
Para a segunda-feira, sugerimos conhecer as praias de Trindade. Um passeio confortável e seguro em vans climatizadas até algumas das praias mais bonitas do litoral paratiense. Trindade é uma pequena vila de pescadores que virou uma atração turística à parte pela beleza do local e pela cultura caiçara. O passeio dura cerca de 6 horas; a partir das 9h as vans passam pelas pousadas do perímetro urbano pegando os turistas com guias especializados para mostrar toda a beleza do lugar.
Na terça-feira muita gente já tem que sair cedo das pousadas para pegar a estrada de volta para suas cidades de origem. Mas se você tiver tempo, vale a pena conhecer o Caminho do Ouro de Paraty. A antiga estrada real, por onde o ouro proveniente das Minas Gerais descia em direção ao porto de Paraty para depois seguir para o Rio de Janeiro e para Portugal, possui um trecho que pode ser visitado, próximo à cachoeira da Penha (ou do Tobogã). Pode ser uma ótima maneira de aproveitar o restinho da sua viagem para Paraty.
Esperamos que este roteiro seja do seu agrado, e que aproveitem ao máximo sua viagem!