Logo Agência Estrela Tours

Caminho do Ouro em Paraty

Caminho Do Ouro Em Paraty

Caminho Do Ouro Em ParatyO Caminho do Ouro em Paraty é um trecho do antigo caminho que era utilizado para trazer as riquezas de Minas Gerais até o litoral, e dali serem encaminhadas para Portugal. Este caminho era percorrido por tropas, com as mercadorias sendo levadas em lombos de burros. O calçamento de pedras subia a serra desde Paraty, em direção a Cunha, de lá até Guaratinguetá e depois seguia em direção a Vila Rica (atual Ouro Preto). Por este caminho eram levados também os escravos para trabalhar nas Minas Gerais, e que foram os responsáveis pela própria construção da estrada.

O trecho que atualmente está mais preservado e é mais fácil de ser visitado fica situado às margens da atual estrada Paraty-Cunha. A partir do Bairro da Penha, onde fica localizada a Cachoeira do Tobogã, (ou da Penha ou do Escorrega) a trilha possui um trecho que foi recuperado há alguns anos. O antigo caminho estava com vários trechos escondido pela mata ou parcialmente enterrado e um trabalho de escavação encontrou, não só o calçamento original como vários objetos da época, principalmente ferraduras.

Chama a atenção o bom trabalho de engenharia na construção do caminho, principalmente no escoamento das águas, que impediam que as chuvas levassem as pedras do calçamento. A estrada original seguia as trilhas indígenas utilizadas pelos Guaianás para subir a serra em direção ao Vale do Rio Paraíba do Sul. Por este motivo também é conhecida como Trilha Guaianá.

O trecho entre Cunha e Guaratinguetá é o mesmo que atualmente é percorrido pela rodovia SP-171. Além do trecho mais visitado próximo ao bairro de Cunha, alguns outros trechos ainda podem ser avistados ao longo da rodovia, assim como em vários outros trechos no estado de Minas Gerais. A estrada até Minas Gerais teve vários caminhos e ramificações, e hoje este conjunto de caminhos é também conhecido como Estrada Real e é uma atração turística bastante procurada.

Além do atrativo histórico, também chama a atenção a beleza natural com a Mata Atlântica preservada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com lindas vistas e belas cachoeiras.

Por volta de 1728, D. João V, rei de Portugal, recomendou a substituição do trecho marítimo entre Paraty e o Porto de Sepetiba, para evitar riscos de piratas e de naufrágios. Então foi construído um outro trecho que ficou conhecido como Caminho Novo, que passou e ser utilizado para levar o ouro até o Rio de Janeiro para de lá ser embarcado para Portugal. A partir de então o antigo Caminho do Ouro de Paraty deixou de ser utilizado com esta finalidade. Acaba aí o então conhecido Ciclo do Ouro de Paraty, começando um novo ciclo, o Ciclo da Cachaça, quando a principal atividade do município passou a ser a dos engenhos de cana e a produção da aguardente de cana.

A Agência Estrela Tours oferece um passeio pelas cachoeiras e alambiques que passa pelo local onde começa o Caminho do Ouro no bairro da Penha, na Cachoeira do Tobogã. Para a visita ao Caminho do Ouro é aconselhável a contratação de guias de turismo credenciados, que podem contar a história e mostrar muitos detalhes interessantes que passam despercebidos ao visitante comum.

 

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty