RESERVE SUA POUSADA

Passeios Ecológicos em Paraty

Os passeios ecológicos em Paraty são cada vez mais procurados pelos amantes da natureza. A cidade de Paraty fica situada em uma região privilegiada, rodeada de parques e reservas, com muita mata atlântica, região de serra com rios e cachoeiras, com a baía de Paraty e suas praias e muita natureza preservada. Ou seja, tem todos os ingredientes para os melhores passeios ecológicos e para o turismo de aventura.

Existem atrações para todos os níveis, desde os mais experientes até os novatos que nunca praticaram mas gostariam de experimentar novas emoções.

Conheçam algumas das modalidades de passeios ecológicos mais praticadas em Paraty:

1. Trilhas pela mata atlântica

Trilha Em TrindadeCom diferentes níveis de dificuldade, existem trilhas curtas e longas, algumas bem sinalizadas, outras sem nenhuma referência, umas em locais muito povoados e outras em locais pouco conhecidos. Uma trilha fácil e pequena extensão é o caminho que leva da Praia do Meio em Trindade até a Praia do Cachadaço. Este caminho possui uma subida pelo morro e uma descida até a praia do outro lado, é bem sinalizada e tem até alguns pontos com corrimão e apoio. Muita gente percorre esta trilha, especialmente em épocas de alta temporada e em feriados. Mas é sempre bom andar pelas trilhas com calçados apropriados, especialmente se o tempo estiver úmido, quando as trilhas ficam escorregadias. A trilha que leva da Praia do Cachadaço até a Piscina Natural do Cachadaço é um pouco mais longa e tem um nível de dificuldade um pouco maior. É boa para quem já fez a primeira trilha e não encontrou dificuldade. A Agência Estrela Tours leva os turistas para um passeio a Trindade e percorre estas trilhas com guias experientes e credenciados. Ainda em Trindade existe uma trilha que sai da estrada antes de chegar à Praia do Cepilho e desce até a Praia Brava. Esta trilha é um pouco mais íngreme e exigente, e o local é mais isolado, mas o visual da Praia Brava no final da trilha compensa. Existem muitas outras trilhas, como a que leva à Praia do Sono, e muitas trilhas pela Ponta da Joatinga, pelo Saco do Mamanguá e várias outras localidades remotas. Para estas trilhas é recomendada a contratação de um guia especializado.


2. Rafting

O melhor ponto para a prática de rafting no município de Paraty fica no Rio Mambucaba, divisa com o município de Angra dos Reis. O rio corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina, tem corredeiras de níveis II e III, ideais para principiantes. O local também é ideal para a prática de bird-watching, além de um lindo visual com paredões de pedra e cachoeiras intocadas.


3. Bird Watching – Observação de Aves

Para aqueles que querem apreciar a natureza sem muita aventura, a observação de pássaros tem em Paraty um dos melhores destinos. Particularmente no Rio Mambucaba, na parte plana, sem corredeiras o floating é ideal para curtir o visual e procurar muitas espécies de pássaros. Para esta atividade é recomendável levar binóculos e máquinas fotográficas. Em Paraty acontece anualmente um evento voltado especialmente para este público: Aves de Paraty.


4. Passeios de caiaque

Caiaque Em ParatyAs águas calmas de algumas praias, como a Praia do Jabaquara e a Praia do Pontal, que não possuem ondas, e alguns rios da região são ideais para os passeios de caiaques. Você pode, por exemplo, alugar um caiaque na Praia do Pontal, e entrar pelo Rio Perequê-Açu com alguns bairros de Paraty ao seu redor, ou sair da Praia do Jabaquara e  dar uma volta pela Ilha dos Pombos, que é bem pertinho.


5. SUP – Stand Up Paddle

SUP são aquelas grandes pranchas onde as pessoas ficam de pé com um remo. Não é tão difícil quanto parece, mas quem não tem prática certamente vai levar uns belos tombos. Para aprender as praias mais calmas da baía de Paraty são mais apropriadas. Mas algumas praias com ondas também são boas para a prática, depois da rebentação. Na Praia dos Ranchos, em Trindade, a prática é muito comum.


6. Mergulho

A Baía de Paraty é muito procurada pelas escolas de mergulho para saídas de batismo. Muitas ilhas são ótimos pontos de mergulho com grande número de corais e peixes variados. O mar calmo e sem ondas favorece o mergulho, e em dias com bastante sol a visibilidade é ótima, possibilitando enxergar até mais de 10 metros de profundidade. Escolas de mergulho oferecem cursos para o mergulho com cilindro, mas também o mergulho com snorkel é muito praticado. Nos passeios de escuna os barcos costumam fazer paradas especialmente para mergulho.


7. Surf

Surf No CepilhoO melhor ponto para a prática do Surf em Paraty é a Praia do Cepilho, em Trindade. Nas praias da baía de Paraty, mais próximas do centro, não existem ondas, mas no Cepilho, que fica já fora da baía, existem ótimas ondas e até campeonatos de surf são realizados. Alguns surfistas da região estão entre os melhores do país. Para quem só quer assistir, o barzinho que fica localizado na margem da estrada, à beira da praia, é um ótimo lugar para ficar apreciando as manobras.


8. Mountain Bike – Aluguel de bicicletas

Mountain Bike Em ParatyEm Paraty você pode alugar uma bike e passear em vários roteiros. A estrada Paraty-Cunha, que sobe a serra, tem um trecho inicial com ciclovia. Outros trajetos mais planos ao redor da cidade são boas opções.


9. Arvorismo / Tirolesa

Tirolesa Paraty Sport AventuraEm Paraty está localizado um dos parques mais completos para a prática de arvorismo e tirolesa do Brasil. O Paraty Sport Aventura possui trajetos de arvorismo de diferentes níveis, para crianças e para adultos, e um trajeto com 650 metros de tirolesas, além de espaço para diversas outras atividades, com toda a segurança.


10. Passeios pelas Cachoeiras e Alambiques

Quem prefere a comodidade de ser levado em uma van climatizada e quer conhecer as belezas da mata atlântica os passeios pelas Cachoeiras e Alambiques são uma ótima opção. Com todo o conforto você será levado a alguns dos locais mais bonitos da serra da Bocaina, e vai conhecer os alambiques de cachaça artesanal que tornaram a bebida produzida em Paraty famosa no mundo todo.

Como vocês puderam ver, existem muitas maneiras diferentes de conhecer e apreciar as belezas naturais de Paraty. Escolha aquela que mais te agrada e aproveite ao máximo os seus passeios ecológicos em Paraty.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Atendimento ao cliente por telefone.
Todos os dias de 08h às 22h

(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, N/31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio