O município de Paraty possui grande parte do seu território em área de parque, com muita natureza preservada e mata atlântica abundante. Além disto, a cidade fica localizada nos pés da Serra da Bocaina, por onde os rios descem para desaguar no mar. Isto explica porque as cachoeiras de Paraty são muitas e variadas.
Algumas das cachoeiras de Paraty ficam em locais de fácil visitação, outras em locais mais afastados, de difícil acesso. Algumas delas possuem belas quedas d’água, outras formam piscinas naturais boas para nadar e relaxar.
Conheça abaixo algumas destas cachoeiras, e escolha quais dela você gostaria de visitar:
Cachoeiras na Paraty-Cunha:
Saindo do trevo de Paraty na direção de Cunha há algumas das cachoeiras mais conhecidas de de Paraty. Algumas ficam na beira da estrada, outras em estradinhas que saem da estrada principal.
Cachoeira da Penha (ou do Escorrega, ou do Tobogã)
Cachoeiras no Corisco
A estrada do Corisco sai da Rodovia Rio-Santos bem perto do trevo de Paraty, indo na direção de São Paulo. Antes da Flora Paraty há uma saída à direita que é o início deste caminho. Subindo por ali há algumas cachoeiras:
Cachoeiras na Rio-Santos, sentido Angra dos Reis
Saindo de Paraty no sentido Rio de Janeiro pela Rodovia Rio-Santos há diversas localidades com bonitas cachoeiras:
Outras cachoeiras, próximas ao mar
Existem muitas outras cachoeiras espalhadas pelo litoral de Paraty. Algumas são de difícil acesso, outras são mais acessíveis. Conheça algumas delas:
Cachoeira dos Codós, em Trindade
Cachoeira da Praia Grande da Cajaíba
Cachoeira do Rio Grande do Mamanguá
Galeria de fotos:
As cachoeiras apresentadas acima são apenas algumas das mais frequentadas pelos turistas. Existem além destas muitas outras cachoeiras em Paraty escondidas pela mata, em propriedades privadas e em locais quase desconhecidos.
A Agência Estrela Tours oferece um passeio para conhecer três destas cachoeiras: A Cachoeira da Pedra Branca, a Cachoeira do Escorrega e o Poço do Tarzan. Além destas cachoeiras o passeio passa também por alambiques de cachaça e pela exposição de bromélias. Esta pode ser a maneira ideal para você começar a conhecer algumas das cachoeiras de Paraty. Depois, se você tiver tempo, pode se aventurar para conhecer as outras por conta própria.