O Centro Histórico de Paraty foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 1958. Após muitos anos de isolamento, com a abertura da Rodovia Rio-Santos a cidade é “redescoberta” e passa a ser um importante destino turístico pelo seu interesse histórico e pela sua riqueza natural. Mas o Centro Histórico não foi sempre da maneira que o vemos hoje. As casas que existem hoje foram construídas ao longo do tempo, principalmente entre os séculos XVII e XIX.
Assim como as casas, as ruas também foram modificadas com o tempo. Algumas ruas são mais recentes que outras. Quando haviam algumas casas e outras iam sendo construídas era preciso uma orientação para a formação das ruas. Foram definidos alguns traçados das ruas e para delimitar a largura e a orientação das ruas foram criados em cada esquina três cunhais de pedra. Muitos contam que os cunhais são sempre três devido à influência maçônica na cidade, mas as explicações mais convincentes mostram que eram três pois são precisos três pontos para marcar a largura e a orientação de cada rua.
O traçado curvilíneo das ruas da cidade também tem várias explicações. Fala-se em uma tática de defesa contra invasões de piratas, para que na entrada de cada rua não seja visível a extremidade oposta, para que assim os invasores não soubessem onde estariam os eventuais defensores. E também fala-se da largura das ruas, que em geral começam largas e afinam no trajeto, ou vice-versa, também com a mesma finalidade defensiva.
É difícil precisar se alguma destas teorias é verdadeira ou não. Sabe-se apenas que os cunhais de pedra foram realmente usados para definir os traçados das ruas. Assim, pode-se dizer que Paraty é uma das mais antigas cidades planejadas que se tem notícia. É interessante percorrer as ruas verificando o traçado, o alinhamento das casas e os cunhais de pedra em cada esquina, comprovando a veracidade destes fatos.
A Agência Estrela Tours oferece um city-tour pelo Centro Histórico para que você conheça a história de Paraty e alguns detalhes da arquitetura colonial da cidade.