Logo Agência Estrela Tours

Detalhes do Centro Histórico de Paraty – Três Cunhais de Pedra nas Esquinas

Paraty Centro Histórico

Paraty Centro HistóricoVários são os detalhes arquitetônicos do Centro Histórico de Paraty que passam despercebidos pela maioria dos visitantes.

Um destes detalhes é a presença de três cunhais de pedra na maioria das esquinas. Duas são as explicações para estes cunhais. Uma delas é a influência maçônica. Os três cunhais formariam um triângulo, símbolo maçônico.

Outra explicação é sobre o traçado das ruas. Para que as construções seguissem o traçado planejado para as ruas do centro histórico, foram criados os três cunhais, sendo que as ruas seguiriam a direção definida por dois lados deste triângulo, ligando-os aos cunhais delimitadores da esquina seguinte.

É interessante caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Paraty encontrando estes cunhais de pedra e verificando a sua importância na formatação das ruas e edifícios da cidade.

A melhor forma de conhecer estes detalhes interessantes é fazendo um City-Tour oferecido pela Agência Estrela Tours. Guias credenciados percorrem as ruas do centro histórico apresentando a história e os principais pontos turísticos do local.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty