RESERVE SUA POUSADA

Semana Santa em Paraty

Procissão Do FogaréuPara você que pretende passar a semana santa em Paraty, preparamos este post com algumas informações e dicas para aproveitar ao máximo o seu feriado e conhecer as tradições desta importante festa religiosa na cidade.

Paraty é uma cidade que possui muita tradição em festas religiosas, desde o período do Brasil Colônia. As procissões que percorrem o Centro Histórico, as celebrações religiosas e os Passos da Paixão são algumas das atrações da semana santa em Paraty. Mas além disto, quem visita Paraty no feriado pretende também passear e curtir os atrativos turísticos de Paraty.

Uma das atrações mais interessantes é a Procissão do Fogaréu. Esta procissão, que se inicia à meia-noite de quinta-feira (ou zero hora de sexta-feira), representa a prisão de Cristo. Neste momento, os fiéis saem às ruas com tochas e a maioria das luzes da cidade são apagadas. Alguns participantes vestidos como soldados romanos e personagens da época relembram o episódio. É uma cena muito comovente.

Outro atrativo único destes dias é a visita aos Passos da Paixão. No Centro Histórico de Paraty existem 6 grandes portas, que durante o ano todo ficam fechadas, e somente na semana santa são abertas para o público. São altares que representam os passos da paixão de criso. Em cada um deles existe um pequeno altar com imagens sagradas. As procissões percorrem o caminho entre estes altares, parando em cada um deles para orações. Durante as comemorações da Semana Santa são exibidas valiosas imagens religiosas dos séculos XVII e XVIII.

Mas além das tradições religiosas da Semana Santa, vale a pena também aproveitar para conhecer os atrativos naturais de Paraty. É uma época em que o clima é muito agradável, com dias de sol e calor e noites mais frescas. Para aproveitar estes lindos dias, recomendamos os passeios nas escunas Estrela da Manhã, que percorrem o litoral de Paraty parando em praias e ilhas paradisíacas. O passeio pelas Cachoeiras e Alambiques também é muito recomendado. Vale a pena ainda fazer um city-tour, para conhecer os detalhes arquitetônicos e culturais do Centro Histórico de Paraty. E para quem prefere curtir uma praia, recomendamos o passeio para Trindade, para conhecer algumas das mais bonitas praias da região.

Durante a semana santa também acontece em Paraty outro evento que merece ser visitado. É o Encontro de Ceramistas. No largo de Santa Cecília, em frente à Igreja, e em outros locais do centro histórico é possível apreciar a produção em cerâmica de artistas paratienses e também de outros artistas convidados. São obras belíssimas que podem ser apreciadas ou compradas pelos visitantes. Neste evento também acontecem aulas e workshops interessantes para quem se interessa por cerâmica.

Outro atrativo interessante nesta época é o fenômeno da Lua Cheia e da Maré Alta. A data da páscoa é definida como o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de outono. Vem daí a variação da data no ano. Mas cai sempre em período de lua cheia. Neste período, além da beleza do nascer da lua, acontece também o fenômeno da maré alta, quando as águas entram pelas ruas do Centro Histórico. O período da tarde, é o horário mais apropriado para apreciar este fenômeno. As ruas próximas do cais e do Largo de Santa Rita são as que ficam mais cheias d’água, propiciando ótimas fotos.

A Semana Santa é uma ocasião muito especial para visitar Paraty. Não perca esta oportunidade.

Veja algumas fotos:

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Atendimento ao cliente por telefone.
Todos os dias de 08h às 22h

(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, N/31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio