Você já reparou que a Semana Santa cai sempre em época de lua cheia? Você acha que é coincidência? Na verdade a Páscoa é uma data móvel, e é direcionada exatamente pelas fases da Lua. O data do domingo de páscoa é definida exatamente como o primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono no hemisfério sul, ou primavera no hemisfério norte. Como o ciclo lunar tem aproximadamente 28 dias, as datas da páscoa variam também por cerca de 28 dias. Ou seja, na páscoa a lua está em fase sempre próxima da lua cheia.
A partir da data da páscoa é também definida a data do carnaval. O carnaval cai 41 dias antes da sexta-feira santa. O período de 40 dias entre o carnaval e a sexta-feira santa é chamado de quaresma. É por este motivo que o carnaval cai sempre em uma terça-feira. O carnaval é uma festa pagã realizada antes do período da quaresma, pois durante estes 40 dias o cristianismo recomenda resguardo, com jejum e penitência. Assim, a festa do carnaval foi criada para anteceder este período, que se inicia na quarta-feira de cinzas.
Em Paraty, no feriado da Semana Santa acontece sempre também o Encontro de Ceramistas. Em muitos anos o principal ponto de encontro dos ceramistas foi no Largo de Santa Rita. Nos períodos de lua cheia acontecem também as marés cheias, quando as águas do mar invadem as ruas de Paraty. É por este motivo que durante o encontro de ceramistas as ruas ao redor do Largo de Santa Rita ficam cheias da água da maré durante algumas horas do dia.
Viram? Não é coincidência! A Semana Santa é sempre período de lua cheia e de maré cheia nas ruas do Centro Histórico de Paraty. É uma ótima oportunidade para observar este interessante fenômeno e tirar boas fotos.