Os bonecões são uma das tradições mais divertidas do carnaval de Paraty. O carnaval de rua é marcado principalmente pela espontaneidade, pelas brincadeiras, pelas fantasias escrachadas e divertidas. E neste aspecto os bonecões são sempre uma atração à parte.
A origem dos bonecões no carnaval de Paraty não é muito conhecida. As principais referências nesta prática são dois personagens muito conhecidos na cidade: Jubileu e Biba. Segundo eles, antigamente existia uma tradição de fazer máscaras para assustar as pessoas nas ruas. Eram brincadeiras de crianças, que surgiam principalmente nos períodos de pré-carnaval e carnaval. As ruas tinham iluminação precária, as casas eram muito pobres em Paraty, e as crianças usavam máscaras bem assustadoras, em uma época que isto era apenas diversão, era muito comum. As máscaras evoluíram para bonecos, com armações que foram ficando mais sofisticadas, com mais movimento nos braços.
Surgiram os blocos de carnaval, como o Arrastão do Jabaquara e os Assombrosos do Morro. Os Assombrosos do Morro são mais assustadores, enquanto os do Arrastão do Jabaquara são mais alegres, engraçados.
As máscaras são feitas de papel machê ou papelagem ou ainda empastelamento. É tira de papel colado em cima de tira de papel, às vezes com ajuda de uma forma. Depois conta com acabamento, pintura e verniz. As armações são feitas com material reciclado. A tradição foi aumentando e depois os bonecões foram utilizados até como decoração em festas na cidade, como a FLIP e o Festival da Cachaça.
Mas o que conta mesmo é a diversão. Os bonecões no carnaval de Paraty sempre levam multidões pelas ruas da cidade. O carnaval é um dos eventos mais concorridos de Paraty. Por isso é bom sempre reservar pousadas com antecedência. A Agência Estrela Tours oferece várias opções, com os melhores preços. Confira aqui.
Veja algumas fotos dos bonecões no carnaval de Paraty: