Logo Agência Estrela Tours

Carnaval em Paraty

Carnaval Em Paraty

O carnaval em Paraty oferece opções para todos os gostos. Para quem quer muita folia o carnaval de rua é um prato cheio. A cidade fica muito animada durante todos os dias do feriado, com muita gente bonita nas ruas, blocos, fantasias, bonecões, muita música, a tradicional Banda Santa Cecília e todos os atrativos do centro histórico de Paraty.

Para quem quer fugir da muvuca, Paraty também oferece muitas opções. Hospedando-se em pousadas mais afastadas do centro é possível esquecer da bagunça do carnaval e curtir momentos de muita tranquilidade junto à natureza.

E é possível também combinar as duas opções, curtindo a natureza durante o dia e caindo na folia durante a noite. Paraty tem uma grande vantagem sobre outras cidades turísticas: O trânsito é muito menor, e é possível se deslocar por grande parte do seu território sem ficar parado em congestionamentos. Claro que isto não inclui o centro histórico. Quem quer curtir toda a agitação do carnaval de rua no centro, pode se hospedar em uma pousada próxima ao centro e andar a pé. Existem muitas pousadas que ficam muito próximas e basta fazer sua reserva com um pouquinho de antecedência. Mas se você quer ficar hospedado em um local mais afastado, você pode ir de carro até um local a cerca de 500 metros do centro e se deslocar a pé, pois se quiser chegar muito perto haverá trânsito e ficará difícil encontrar local para estacionar. As ruas do centro histórico são fechadas para automóveis, ficam destinadas apenas para pedestres.

Quais são as principais atrações do carnaval de Paraty?

O Bloco da Lama – A atração mais conhecida do carnaval de Paraty é o Bloco da Lama. A concentração é na Praia do Jabaquara, no canto mais ao norte, próximo ao mangue, onde os foliões entram na lama e cobrem todo o corpo, ficando irreconhecíveis. Muitos deles ainda acrescentam outros ítens como galhos, ossos, cipós, trapos, criando imagens assustadoras parecendo uma tribo pré-histórica . Depois o bloco sai pelas ruas do bairro, entoando o tradicional grito de Uga-Uga-Rá-Rá.

Blocos de Rua – Os blocos desfilam pelas ruas do centro histórico, com carros de som, algumas alegorias , bateria e os foliões com abadás ou fantasias do bloco. Sempre com muita animação, as ruas ficam abarrotadas com os participantes do bloco sendo seguidos pelos turistas. A programação de saída dos blocos é divulgada alguns dias antes do carnaval. Os bonecões, feitos de papel machê são uma atração à parte.

Banda Santa Cecília – A banda é sempre uma atração à parte, com todo o clima dos carnavais de antigamente, tocando marchinhas e sendo seguida pelo público. O som da “furiosa” é como uma chamada para a participação dos turistas, que prontamente respondem acompanhando-a em todo o percurso.

E o que fazer durante o dia?

Os longos dias de verão são ótimos para aproveitar um pouco das belezas e da natureza de Paraty. São muitas opções de praias, cachoeiras e passeios disponíveis. Se você quiser curtir os passeios mais agitados, os passeios de escuna, ou os passeios para Trindade ou para as cachoeiras e alambiques são sempre muito procurados. Mas se você quiser pode também optar por lugares menos frequentados com mais tranquilidade. Você pode fazer um passeio privativo de lancha, procurando praias semi-desertas para descansar e curtir a natureza. O Saco do Mamanguá pode ser uma boa opção, um dos locais mais bonitos do litoral brasileiro. Há também passeios ecológicos por trilhas, passeios de caiaque, SUP, bicicleta, e muitas outras opções. Se você preferir passeios culturais, o Quilombo do Campinho é um passeio muito interessante, com um restaurante muito bom e agradável. O Caminho do Ouro também é uma ótima opção para quem gosta de caminhada e de conhecer um pouco mais da história da região.

A Agência Estrela Tours pode te levar por roteiros incríveis nos melhores pontos turísticos de Paraty.

Paraty tem muito a te oferecer. Venha conhecer e se surpreender!

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty