Logo Agência Estrela Tours

O Bloco da Lama no Carnaval de Paraty

Carnaval Em Paraty

O Bloco da Lama é um grande diferencial do carnaval de Paraty. Muitas cidades possuem um carnaval de rua muito animado. Mas somente em Paraty tem o autêntico Bloco da Lama.0402

No sábado de carnaval, na Praia do Jabaquara, milhares de turistas se juntam à população da cidade neste fantástico festejo. No canto da Praia do Jabaquara, perto do mangue, há uma área grande cheia de uma lama úmida e gelatinosa. As pessoas se atiram nesta lama afundando o corpo todo. Alguns afundam até a cabeça. A sensação é muito gostosa, pois a lama não resseca rapidamente. Muitas pessoas aproveitam para complementar com galhos e plantas, e até ossos e outros artefatos, ficando parecidos com seres primitivos, pré-históricos.

Ao lado da praia fica estacionado um carro de som, animando a turma. As pessoas ficam quase irreconhecíveis. É muito engraçado quando de repente você percebe que a pessoa que está ao seu lado é um amigo que você não havia reconhecido.

Depois de um bom tempo de animação na “concentração” junto à lama, o bloco sai pelas ruas entoando seu grito de guerra: “Uga-Uga, Rá-Rá”. As pessoas que não conhecem o bloco ficam assustadas, talvez com a aparência das pessoas, talvez com o medo de se sujarem de lama. Mas a lama sai fácil na água. Quando o bloco se dispersa, os integrantes entram no mar tirando a lama do corpo e voltando à realidade.

Antigamente o bloco ia até o centro histórico, mas atualmente a cidade fica muito cheia de gente e para evitar confusão o bloco fica mais restrito às ruas do bairro do Jabaquara.

O horário do bloco é divulgado com antecedência. É sempre durante o dia, mas depende um pouco dos horários das marés, para facilitar o acesso à lama da praia. Para participar, é só aparecer na Praia do Jabaquara, de preferência com uma roupa que você não se importe com a sujeira. Vale a pena conhecer o Bloco da Lama de Paraty!

E, se quiser ficar hospedado já perto do local de concentração e saída do bloco, a Pousada Praia do Jabaquara é uma ótimo opção! Faça já sua reserva online.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty