Logo Agência Estrela Tours

O que são PANCs?

O que são PANCs?

PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Trata-se de plantas que nascem espontaneamente na natureza (não cultivadas), que não são consumidas em larga escala, mas que são comestíveis.

Podem ser tanto plantas nativas, silvestres, exóticas ou mesmo partes de plantas comuns que normalmente não são consumidas como: coração da bananeira, por exemplo.

O termo PANC foi definido pelo botânico e pesquisador Valdely Ferreira Kinupp em sua tese de doutorado em fitotecnia pela UFRGS.

O termo é variável e o que é considero PANC em uma região pode não sê-lo em outra.

Em Paraty, Cidade Criativa pela Gastronomia pela UNESCO, desde 2017, há um crescente interesse pelas PANCs e a cidade conta com a valiosa presença de Jorge Ferreira, filho de agricultores, botânico, naturalista e especialista em reconhecimento de plantas e cogumelos da Mata Atlântica.

Jorge foi criado em Paraty, e sempre trabalhou priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal, Jorge estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas nativas, frutífera e plantas alimentícias não-convencionais com foco na gastronomia.

As PANCs são o tema central do I Festival Gastronômico de Paraty que acontece de 24 a 27 de outubro de 2019.

Nesses dias, além das aulas, palestras, paneladas, shows, etc, os restaurantes participantes do Circuito Gastronômico terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para o evento.

Veja a programação completa do I Festival Gastronômico de Paraty

Paraty, Cidade Criativa pela Gastronomia

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty