RESERVE SUA POUSADA

As Igrejas de Paraty

As igrejas de Paraty datam dos séculos XIII e XIX, do período colonial, época em que a cidade de Paraty cresceu e prosperou. Pelo Caminho do Ouro as riquezas provenientes de Minas Gerais desciam em direção ao porto de Paraty, para serem embarcadas para o Rio de Janeiro e depois para Portugal. Mas em Paraty estas riquezas apenas passavam, não ficavam na cidade. Por este motivo, as igrejas de Paraty não são ricas e ornamentadas a ouro como as igrejas de Minas Gerais.

Mas a colonização brasileira teve uma forte influência religiosa do catolicismo trazido de Portugal. Toda a sociedade era regida pelas regras da igreja, e as tradições arquitetônicas e culturais são marcantes. No centro da cidade de Paraty existiam 4 igrejas, cada uma destinada a uma camada da população. Algumas foram totalmente reconstruídas, outras reformadas, e através delas é possível conhecer e imaginar detalhes da vida na época do Brasil Colônia.

Além das quatro igrejas do Centro Histórico, outros importantes marcos religiosos podem ser observados e estão preservados até hoje. Em Paraty-Mirim foi construída a primeira igreja da cidade. Outras pequenas capelas ainda se encontram preservadas, e os passos da paixão são detalhes muito interessantes que podem ser observados nas ruas do Centro Histórico de Paraty.

Conheça um pouco de cada um destes atrativos:

Igreja De Santa RitaIgreja de Santa Rita

Construída inicialmente em 1722, destinava-se aos pardos libertos.


Igreja de Nossa Senhora do RosárioIgreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Construída em 1725, foi reedificada em 1757. Destinava-se aos pretos escravos de Paraty.


Igreja De Nossa Senhora Dos RemédiosIgreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

A primeira igreja da Matriz foi construída em 1646 em local próximo ao atual. A construção da igreja atual foi iniciada em 1787, mas só foi entregue à população em 1873.


Igreja De Nossa Senhora Das Dores em ParatyIgreja de Nossa Senhora das Dores

Foi construída em 1800, e quase totalmente reformada em 1901. Era frequentada pelas mulheres da aristocracia paratiense.

 


Igreja Nossa Senhora da Conceição em Paraty-MirimCapela de Nossa Senhora da Conceição – Paraty Mirim

Edificada em 1720, é a igreja mais antiga do município de Paraty


Capela da generosa em ParatyCapela da Generosa

Localizada no Beco do Propósito, às margens do Rio Perequê-Açu. Foi construída em memória a um escravo liberto que se afogou no rio.


Igreja Nossa Senhora Da Penha - ParatyCapela da Penha

Localizada no bairro da Penha, às margens da Paraty-Cunha e do Caminho do Ouro. Foi edificada em cima de uma grande pedra.


Passos Da Paixão em ParatyPassos da Paixão

São seis altares espalhados pelas ruas do centro histórico de Paraty, que permanecem fechados durante todo o ano. Somente são abertos na sexta-feira santa, quando as procissões passam por todos os passos, fazendo paradas para orações.


Para conhecer melhor a história da cidade e os detalhes arquitetônicos e culturais das igrejas de Paraty, recomendamos fazer um city-tour oferecido pela Agência Estrela Tours, com guias credenciados que te levarão para conhecer estes e outros pontos históricos e turísticos de Paraty.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Central de Reservas:
Atendimento ao cliente todos os dias 24h.
(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, 31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio