Logo Agência Estrela Tours

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – Paraty – RJ

Igreja De Nossa Senhora Dos Remédios

Igreja De Nossa Senhora Dos RemédiosA Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, também conhecida como Igreja da Matriz de Paraty, teve sua primeira construção iniciada em 1646, em local próximo à atual localização. Quando Maria Jácome de Mello doou as terras situadas entre os rios Perequê-Açú e Patitiba para a construção do novo povoado, onde atualmente situa-se o Centro Histórico de Paraty, exigiu que fosse construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, à qual era devota. Esta primeira capela foi demolida em 1668 e foi então construída uma nova Igreja, que só foi concluída em 1712.

Em 1787 foi iniciada uma nova construção, por ser a primeira pequena para a população local, que havia crescido. Esta nova obra era muito maior, e precisou contar com a ajuda financeira de Dona Geralda Maria da Silva, que foi por isso agraciada por Dom Pedro II com o título de  Dona do Paço.

Somente no ano de 1873 a igreja, de estilo neoclássico, foi entregue para culto público. Mas as duas torres laterais ficaram inacabadas, assim como o fundo do templo. Acredita-se que isto foi motivado pela falta de recursos e de mão de obra escrava, e também pelo fato de a igreja ter se inclinado para a frente devido à inconsistência do terreno em que foi construída.

Apesar de Paraty ter sido o principal caminho do ouro produzido no período colonial, as igrejas da cidade não são muito ornamentadas, com decoração sóbria, muito diferente das igrejas de Minas Gerais. A Igreja atualmente é sede de cultos semanais, casamentos e festividades religiosas, e fica aberta para a visitação cobrando uma pequena contribuição para a sua manutenção.

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty