As igrejas de Paraty datam dos séculos XIII e XIX, do período colonial, época em que a cidade de Paraty cresceu e prosperou. Pelo Caminho do Ouro as riquezas provenientes de Minas Gerais desciam em direção ao porto de Paraty, para serem embarcadas para o Rio de Janeiro e depois para Portugal. Mas em Paraty estas riquezas apenas passavam, não ficavam na cidade. Por este motivo, as igrejas de Paraty não são ricas e ornamentadas a ouro como as igrejas de Minas Gerais.
Mas a colonização brasileira teve uma forte influência religiosa do catolicismo trazido de Portugal. Toda a sociedade era regida pelas regras da igreja, e as tradições arquitetônicas e culturais são marcantes. No centro da cidade de Paraty existiam 4 igrejas, cada uma destinada a uma camada da população. Algumas foram totalmente reconstruídas, outras reformadas, e através delas é possível conhecer e imaginar detalhes da vida na época do Brasil Colônia.
Além das quatro igrejas do Centro Histórico, outros importantes marcos religiosos podem ser observados e estão preservados até hoje. Em Paraty-Mirim foi construída a primeira igreja da cidade. Outras pequenas capelas ainda se encontram preservadas, e os passos da paixão são detalhes muito interessantes que podem ser observados nas ruas do Centro Histórico de Paraty.
Conheça um pouco de cada um destes atrativos:
Igreja de Santa Rita
Construída inicialmente em 1722, destinava-se aos pardos libertos.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Construída em 1725, foi reedificada em 1757. Destinava-se aos pretos escravos de Paraty.
Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
A primeira igreja da Matriz foi construída em 1646 em local próximo ao atual. A construção da igreja atual foi iniciada em 1787, mas só foi entregue à população em 1873.
Igreja de Nossa Senhora das Dores
Foi construída em 1800, e quase totalmente reformada em 1901. Era frequentada pelas mulheres da aristocracia paratiense.
Capela de Nossa Senhora da Conceição – Paraty Mirim
Edificada em 1720, é a igreja mais antiga do município de Paraty
Capela da Generosa
Localizada no Beco do Propósito, às margens do Rio Perequê-Açu. Foi construída em memória a um escravo liberto que se afogou no rio.
Capela da Penha
Localizada no bairro da Penha, às margens da Paraty-Cunha e do Caminho do Ouro. Foi edificada em cima de uma grande pedra.
Passos da Paixão
São seis altares espalhados pelas ruas do centro histórico de Paraty, que permanecem fechados durante todo o ano. Somente são abertos na sexta-feira santa, quando as procissões passam por todos os passos, fazendo paradas para orações.
Para conhecer melhor a história da cidade e os detalhes arquitetônicos e culturais das igrejas de Paraty, recomendamos fazer um city-tour oferecido pela Agência Estrela Tours, com guias credenciados que te levarão para conhecer estes e outros pontos históricos e turísticos de Paraty.