O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, recebeu no último dia 14 da UNESCO um parecer técnico favorável ao reconhecimento de Paraty e Ilha Grande como sítio misto de excepcional valor universal.
O Comitê do Patrimônio Histórico apreciará a inscrição entre os dias 30 de junho e 10 de julho em Baku, no Afeganistão. A candidatura defende que, além da sua riqueza cultural, o sítio encanta pela sua exuberante beleza natural.
O sítio abrange um território de 204 mil hectares, com o Centro Histórico de Paraty cercado de quatro áreas de preservação ambiental: O Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.
A área ilustra uma interação excepcional entre pessoas e natureza ao longo do tempo. Além da natureza exuberante, encontra-se no local o centro histórico, o caminho do ouro, e comunidades tradicionais como os quilombolas, os índios guarani e os caiçaras.
O reconhecimento de Paraty e de toda a região da baía da Ilha Grande como Patrimônio Mundial poderá propiciar uma visibilidade internacional a todo este importante destino turístico. E cria um compromisso do país perante a comunidade mundial na proteção do sítio histórico e natural.