A grafia do nome da cidade desperta muitas dúvidas até hoje, afinal se escreve Paraty ou Parati? Qual é a forma correta? Paraty se escreve com “y” ou com “i”?
Originalmente o nome da cidade se escrevia com dois is, ou seja, Paratii. Na região o peixe parati (Mugil curema) subia os rios para a desova e eram presa fácil para os índios do Vale do Paraíba, que desciam a serra para capturá-los. No idioma tupi, “y” significa “água” ou “rio”. Então, da junção do peixe com a água derivou o nome Paratii, ou seja, rio ou água onde se encontra o parati.
Posteriormente, os dois “is” foram substituídos por “y”, e o nome da cidade passou a ser grafado Paraty. Mas na reforma ortográfica de 1942 as letras “y”, “w” e “k” foram suprimidas do alfabeto português. Porém, na prática isto não aconteceu com algumas denominações que já estavam consolidadas no uso histórico. A nova grafia não foi aceita pela comunidade paratiense, que continuou utilizando o nome Paraty. A própria reforma ortográfica já previa esta utilização em casos especiais.
Em 1972 o senador Vasconcelos Torres apresentou um projeto de lei determinando que o nome de cidades e monumentos históricos tivessem os seus nomes grafados como eram antes da reforma ortográfica, mas o projeto foi recusado. Mesmo assim, a tradição histórica prevaleceu, e os órgãos públicos e entidades locais passaram a grafar o nome da cidade como Paraty, em sua grafia oficial.
Apesar disto, ainda existem órgãos federais que utilizam a grafia Parati, como em algumas placas nas estradas e também nos correios. O gentílico não utiliza o “y”, seus habitantes são denominados paratienses.
Mas a grafia mais amplamente utilizada é com “y”, ou seja, Paraty.