Paraty-Mirim fica localizada na enseada de mesmo nome, próximo ao Saco do Mamanguá. Para chegar até lá, você pode ir de carro ou pegar um ônibus na rodoviária de Paraty. Saindo do trevo de Paraty na direção de São Paulo, no Km 584,5 da Rio-Santos, a cerca de 8 Km do trevo, há um trevo de acesso à estrada que leva até Paraty-Mirim. Esta estrada de cerca de 7 Km possui parte dela asfaltada e parte dela de terra. No meio do caminho há uma aldeia de índios guaranis, onde pode-se comprar artesanato. Na chegada à praia há alguns estacionamentos com bastante sombra.
Paraty-Mirim tem muita história, já foi um porto de desembarque clandestino de escravos rumo às fazendas de café do Vale do Paraíba. No local há a pequena Igreja de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1720. Há também algumas ruínas mal conservadas de casarões e muros de pedras tomadas pelo crescimento da vegetação. No local há algumas pousadas e casas de moradores.
A praia é bonita, com uma faixa de areia larga e branca e um mar muito calmo. Alguns quiosques servem bebidas, porções e refeições em mesinhas na areia da praia. É um bom lugar para tomar sol e descansar.
Ao redor de um pier vários barquinhos oferecem passeios para o Saco do Mamanguá ou outras praias das redondezas. Os valores são tratados caso a caso, dependendo da quantidade de pessoas, do trajeto e do tempo de duração. Pode-se também chegar ao Saco do Mamanguá por uma trilha, mas é bem longa e difícil pois sobe e desce um morro muito íngreme.
Por tudo isto Paraty-Mirim é um lugar que vale a pena conhecer.