O Museu de Arte Sacra de Paraty, instalado na Igreja de Santa Rita, tem por objetivo a pesquisa, o estudo e a divulgação do seu acervo de peças religiosas guardadas por sucessivas gerações de paratienses. São peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII, XVIII e XIX e início do século XX encontradas nas igrejas do centro histórico de Paraty e também em outras igrejas da área rural e costeira. O Museu atualmente é vinculado ao IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – sob a direção de Julio Cesar Neto Dantas.
A Igreja ainda mantém suas funções religiosas, principalmente em algumas festas religiosas. O altar e os retábulos laterais encontram-se preservados. As igrejas de Paraty não são ricas em ouro, como as igrejas de Minas Gerais, pois o ouro somente passava pela cidade em seu trajeto para Portugal. Mas mesmo assim, são de grande valor histórico e arquitetônico. Nas laterais da nave principal são montadas a cada mês novas vitrines com peças do acervo. Além da nave principal é possível também visitar a sacristia e o consistório. Há também uma sala protegida onde se encontram as peças de prata usadas nos ofícios religiosos e nas festas. Algumas destas peças podem também ser vistas nas procissões que percorrem as ruas nas festas religiosas da cidade.
A Igreja possui rampas de acesso em todo o seu espaço e também algumas réplicas para manuseio com legendas em braile.
O Museu de Arte Sacra de Paraty está aberto para visitação de Terça a Domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na terça-feira a entrada é gratuita. Nos demais dias, o valor do ingresso é de R$ 4,00.Grupos e escolas podem agendar uma visita guiada. O Museu também é utilizado em algumas datas especiais para concertos, como no projeto Música no Museu.
Não é permitida a entrada em trajes de banho e não é permitido tirar fotos no seu interior. Os objetos pessoais devem ser deixados em armários na entrada do museu.
Para conhecer mais sobre a história de Paraty e detalhes do Centro Histórico faça um city tour com a Agência Estrela Tours.