A Igreja de Santa Rita de Cássia é a imagem mais conhecida da cidade de Paraty, devido à sua localização e sua ambientação, cercada do casario do centro histórico. O Largo de Santa Rita, onde fica localizada, é visível do cais e também da rodovia Rio-Santos, para quem chega de São Paulo, com uma paisagem muito bonita da baía de Paraty.
Construída inicialmente em 1722, atualmente é a igreja mais antiga da cidade. No século XVIII, no Brasil colônia, as igrejas destinavam-se a classes sociais, e a Igreja de Santa Rita destinava-se aos pardos libertos.
Construída em estilo jesuítico do período colonial, possui pilastras em cantaria e portas de madeira trabalhada. As sacadas do coro, acima da porta principal, possuem grades de ferro trabalhado. Destaca-se o frontão curvilíneo, e o galo no campanário. Do lado esquerdo h´foi construído um cemitério no século XIX no estilo de columbário, separado da igreja por um adro e um jardim.
Assim como as demais igrejas de Paraty, não possui uma ornamentação rebuscada e rica característica do estilo barroco presente nas igrejas de Minas Gerais.
Atualmente a Igreja de Santa Rita abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty, sob a responsabilidade do IBRAM. O museu pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Grupos e escolas podem agendar uma visita guiada.