A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Paraty-Mirim, é a igreja mais antiga do município de Paraty. Edificada em 1720, é uma igreja muito simples, com um só altar dedicado a Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem encontra-se no Museu de Arte Sacra de Paraty. A igreja não possui uma torre, e o sino ficava assentado em uma viga de pedra na parede lateral da igreja. Sua fachada é voltada para o mar, e é visível à distância para quem chega de barco a Paraty-Mirim.
Paraty-Mirim foi no passado um porto de desembarque clandestino de escravos, que eram levados para as fazendas de café do Vale do Paraíba. Algumas ruínas ainda resistem ao redor da vila, porém sem conservação adequada, sendo tomadas pela vegetação.
Para chegar a Paraty-Mirim saindo do trevo de Paraty, seguir pela Rodovia Rio-Santos sentido Santos por aproximadamente 8 Km até o trevo de Paraty-Mirim. Uma estrada sai à esquerda, com mais cerca de 8 km, sendo parte asfaltada e parte de terra. Esta estrada passa por uma comunidade indígena e chega até a praia, onde há estacionamento. Há também uma linha de ônibus que vai direto da rodoviária de Paraty até Paraty-Mirim.