Nem bem termina a FLIP, a cidade histórica de Paraty começa a se preparar para o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que acontecerá nos dias 15 a 18 de agosto de 2019.
A história da cachaça e de Paraty se misturam… Por volta de 1530 a lavoura de açúcar se tornou uma n ova fonte de riqueza. E onde há açúcar, há cachaça…
Paraty, com solo, clima, geografia acidentada e presença de rios, Paraty se torna uma localização adequada para a plantação e moagem de cana. Rapidamente o município se tornou um local de destaque na produção nacional, sendo até mesmo considerada sinônimo da bebida.
Segundo documento da APACAP (Associação dos produtores e Amigos da Cachaça de Paraty), o escritor paratiense José Carlos de Oliveira Freire (Zezito) em parceria com o Sr. Francisco Gama Gonçalves (Tico) relacionaram 95 engenhos que existiram em Paraty.
Hoje ainda permanecem ativos apenas 6 Alambiques, são eles:
- Cachaça Coqueiro
- Cachaça Pedra Branca
- Cachaça Paratiana
- Cachaça Engenho D’Ouro
- Cachaça Maria Izabel
- Cachaça Corisco
Todos eles preservam o processo de fabricação artesanal e possuem o Selo de Indicação Geográfica, concedido pelo INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na modalidade Indicação de Procedência, sendo a 4ª Indicação Geográfica reconhecida no país e a 1ª no setor de cachaça.
Estes alambiques permitem a visitação onde é possível degustar as diversas qualidades, conhecer a história do local, entender o processo de produção artesanal e, lógico, comprar uma cachaça típica de Paraty para levar para casa e presentear os amigos.
Em vários locais no município ainda é possível ver as enormes rodas d’água e alguns alambiques ainda as utilizam em seu processo de moagem.
FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E SABORES
Neste ano, o Festival completa 37 anos de realização. Originalmente chamado Festival da Pinga, em 2011 passou a ser nomeado Festival da Cachaça, Cultura e Sabores visando uma requalificação completa do produto e do evento. Desde então o festival busca trazer mais informações para os apreciadores da bebida e agregar à experiência dos visitantes uma vivência mais ampla da gastronomia, do artesanato e da música e dança paratienses.
O Festival é tão famoso no país inteiro que a cidade fica lotada de turistas querendo degustar sua cachacinha e se divertir com muita alegria.