O dia de Corpus Christi cai sempre em uma quinta-feira, e por isso em todos os anos é um feriado em que muitas pessoas aproveitam para viajar. A data é definida a partir do domingo de páscoa. A cinquenta dias do domingo de páscoa é o dia de Pentecostes. O domingo seguinte é o dia da Santíssima Trindade. E cinco depois, na quinta-feira, é o dia de Corpus-Christi. Neste dia a religião católica comemora a Eucaristia.
Em Paraty, a comemoração católica é marcada pelos tapetes elaborados com serragem e outros produtos espalhados pelas ruas para a passagem da procissão. Durante o dia os fiéis fazem nos trechos da rua em frente às suas casas desenhos de inspiração religiosa, em todo o traçado do caminho em que vai passar a procissão. No final da tarde a procissão passa sobre o tapete, que naturalmente acaba sendo descaracterizado. Assim, o melhor horário para apreciar os trabalhos é um pouco antes do horário da procissão. O tapete não cobre toda a rua, mas apenas a parte central dela. Assim, é possível andar pelo trajeto sem pisar nos tapetes para apreciar os trabalhos sem destruí-los. A quinta-feira pode ser um ótimo dia para fazer um city-tour pelo Centro Histórico de Paraty.
Mas o feriado não é só de comemoração religiosa. Os quatro dias do feriado são normalmente aproveitados para passear pelos principais atrativos turísticos de Paraty. Quem quer apreciar os tapetes e a procissão, podem depois, na sexta-feira e no sábado principalmente, fazer passeios de escuna, passeios pelas cachoeiras e alambiques, passeio para Trindade e conhecer outros pontos turísticos.
Programe-se com alguma antecedência, reserve sua pousada antes para conseguir os melhores preços e aproveite muito o feriado de Corpus Christi em Paraty.