A Cachoeira dos Codós é uma pequena queda d’água no rio que deságua na Praia do Meio em Trindade. A cachoeira é bem pequena, mas é ideal para tomar um banho refrescante ao sair da praia, para tirar o sal do corpo.
Para chegar à Cachoeira dos Codós, é preciso ir a pé a partir da vila de Trindade. É bem pertinho. Ao final da Rua Sobral Pinto, onde tem o ponto final dos ônibus, virar à direita. Seguir pela rua até uma entrada à esquerda, que leva às margens do rio, passando por uma pequena ponte de madeira. Seguir pela direita antes de cruzar o rio, subindo pelo morro em uma trilha de terra. Mais acima há uma descida até o rio, onde está situada a cachoeira. É preciso descer pelas pedras com cuidado, até a pequena queda d’água. Para se banhar, o ideal é entrar de costas na água, apoiando-se nas pedras e encontrando um local firme para apoiar os pés. Não use sabão, shampoo ou produtos químicos na cachoeira, para evitar que o rio leve esta poluição para a Praia do Meio.
Pedra Que Engole
A Pedra Que Engole é um local um pouco acima da Cachoeira dos Codós, onde o curso d’água passa por uma fresta de uma pedra, seguindo por baixo dela até sair pelo outro lado. As pessoas descem escorregando por esta fresta, sendo engolidas pelo rio, até aparecerem do outro lado. Um pequeno poço é um local muito gostoso para se banhar e se refrescar. Toda a área é repleta de vegetação, com muita sombra.
A Agência Estrela Tours leva os turistas de Paraty para conhecer Trindade e suas principais atrações, em vans confortáveis e guias credenciados.