Logo Agência Estrela Tours

O colorido do Centro Histórico de Paraty e as suas belas praias são os mais famosos atrativos de um dos destinos mais cobiçados da Costa Verde, situado no litoral sul do Rio de Janeiro.

Você quer saber o que fazer em Paraty? Nesse artigo vamos te contar um pouco sobre os tipos de turismo que você pode aproveitar em Paraty. Confira agora também as melhores dicas de Paraty para curtir a cidade!

Tipo de turismo em Paraty

A diversidade de opções turísticas para todos os gostos e bolsos são um dos maiores diferenciais de Paraty.

Este destino único é um dos poucos no mundo que agrega tantas possibilidades de lazer, e é garantia de uma viagem inesquecível.

Comece agora a planejar a sua viagem conferindo os tipos de turismo que a cidade oferece:

Cultural

As ruas do famoso Centro Histórico de Paraty são geralmente a primeira parada dos turistas, é chegar e se maravilhar com as cores e o toque rústico das construções coloniais que representam o maior símbolo da cidade. Você sabia que a UNESCO reconheceu Paraty como patrimônio misto da humanidade? Este reconhecimento se deve à sua natureza e cultura excepcionais.
O Centro Histórico de Paraty é um dos atrativos culturais imperdíveis. Na visita é possível observar as construções e monumentos e visitar algumas obras de arte.
O Museu de Arte Sacra está situado no interior da Igreja Santa Rita, e a Casa da Cultura está localizada em um casarão histórico, onde acontecem apresentações e exposições temáticas.

Há ainda o Teatro Espaço, que oferece peças de teatro, espetáculos e música ao vivo em uma casa colonial restaurada.
A Igreja da Matriz e a Igreja Nossa Senhora das Dores, também conhecida como Capelinha, também ficam no Centro Histórico de Paraty.

Aventura

O Ecoturismo e o Turismo de Aventura são pontos fortes em Paraty. É possível praticar diversas atividades como Arvorismo, Mountain Bike, Tirolesa, Floating, Mergulho, Jeep Tours, Rafting, Surf, Stand up Paddle, passeio de Caiaque, além de trilhas e travessias.

Gastronômico

Paraty possui um circuito gastronômico fantástico e diferenciado, especialmente ao redor do Centro Histórico onde os restaurantes preparam iguarias com o melhor da produção local.
Paraty também foi reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa pela Gastronomia.

Luxo

As opções mais sofisticadas também estão disponíveis para quem prefere uma experiência mais luxuosa.

A dica são os passeios de barco privativos, deliciar-se nos restaurantes mais exclusivos e hospedar-se nos hotéis de luxo que o destino oferece.

Praias

As praias de Paraty são uma atração imperdível. São muitas opções e algumas delas somente é possível chegar de barco, como a Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Comprida e Praia Vermelha.
No entanto, há algumas praias em Paraty que ficam próximas ao Centro Histórico, as principais são a Praia do Pontal e Praia do Jabaquara.
Nos arredores da cidade há praias maravilhosas também como a de Trindade, que fica a 25 km do Centro Histórico.

Natureza

As belezas naturais de Paraty são abundantes e únicas, e as belas paisagens fazem da viagem uma experiência inesquecível.
As cachoeiras se destacam como um dos principais atrativos, e é possível visitar várias delas como a Cachoeira do Tobogã, a do Iriri e a da Pedra Branca.

Espiritual

Para quem prefere um destino zen, Paraty conta com alguns retiros espirituais, atividades como Yoga e Meditação, onde é possível viver experiências de relaxamento e reconexão. Há também opções incríveis de comida saudável na cidade.

Boemia

A visita a um Alambique de cachaça é um dos passeios mais procurados de Paraty, além de provar a bebida é possível conhecer também a história da produção na região.
A cidade realiza anualmente o tradicional Festival da Cachaça Cultura e Sabores de Paraty sempre no mês de agosto.
Para os amantes de cerveja artesanal há cervejarias na cidade e também o Festival de Cerveja Artesanal.

Escolar

Paraty é muito procurada para o turismo pedagógico, recebendo alunos que buscam realizar estudo do meio.
Abundante em cultura e natureza, o destino é perfeito para o turismo escolar.

Romântico

O romantismo paira na atmosfera de Paraty, os restaurantes e barzinhos do Centro Histórico são uma ótima pedida. Mas há outras opções para curtir com o seu amor como os restaurantes e hotéis que oferecem serviço especial para casais.

Se você gosta de diversidade de opções de turismo, Paraty é um destino perfeito para voltar diversas vezes na certeza de que suas expectativas serão atendidas!

Entre em contato com a agência Estrela Tours e conheça as opções de hospedagens e passeios. Aproveite a cidade escolhendo um ou mais tipos de turismo em Paraty!