A Praia do Pouso da Cajaíba fica localizada na Reserva Ecológica da Juatinga, rodeada por uma densa mata atlântica preservada. No Pouso da Cajaíba há uma vila de pescadores, com alguns bares e restaurantes simples, onde se pode comer um tradicional PF, de preferência com peixes frescos pescados pela comunidade. Há também pequenas vendas para produtos de uso diário.
Visitar o Pouso da Cajaíba é uma ótima maneira de conhecer e vivenciar o estilo de vida caiçara. No local existem alguns campings e também é possível alugar quartinhos na casa de alguns moradores, ou até mesmo alugar uma casa inteira. Tudo lá é rústico, mas muito autêntico.
O principal meio para chegar à Praia do Pouso da Cajaíba é pelo mar, de barco, pois não existem estradas que cheguem até lá. É um ótimo destino para um passeio de lancha privativo.
A praia tem cerca de 300 metros de extensão, com areia compacta e limpa, normalmente com vários barquinhos de pescadores na frente da praia. O mar é calmo, mas para chegar até lá o barco passa por área de mar aberto, que em alguns dias pode ficar com o mar mais revolto. Os barqueiros sabem informar as condições do mar para chegar até lá.
Da Praia do Pouso da Cajaíba saem trilhas para outras praias vizinhas localizadas na mesma enseada, como Itanema, Calhaus da Cajaíba, Itaoca e Praia Grande da Cajaíba, ou outras um pouco mais distantes como Sumaca e Martim de Sá.
Na região da Cajaíba é possível encontrar praias paradisíacas, com a cultura caiçara e a mata atlântica preservada. Vale a pena conhecer.