RESERVE SUA POUSADA

Passeios em Paraty

Onde Ficar Em ParatyQuem deseja conhecer Paraty e está planejando sua viagem costuma pesquisar antes para saber quais são os principais atrativos da região. Quais passeios fazer em Paraty? Como programar a viagem? Quantos dias eu preciso para conhecer Paraty? Estas são as dúvidas mais comuns dos turistas. Mas Paraty tem tantos atrativos que fica difícil escolher o que priorizar. Alguns são mais tradicionais e são mais fáceis de conhecer, outros são menos divulgados e exigem uma programação prévia e até a contratação de guias.

Criamos este post para apresentar uma relação de passeios em Paraty para que você possa escolher quais mais te agradam. Certamente é preciso muito tempo para conhecer tudo o que Paraty tem a oferecer.

Lista de passeios em Paraty

Passeios Históricos

City Tour em ParatyCity Tour em Paraty: Para conhecer um pouco da história de Paraty e observar os detalhes da arquitetura colonial. Depois de fazer um city tour em Paraty, você vai aproveitar melhor os demais passeios pela cidade.


Paraty Centro HistóricoIgrejas de Paraty: Você pode passear a pé pelo Centro Histórico e conhecer as quatro igrejas mais conhecidas. Algumas delas ficam abertas para visitação e outras permanecem fechadas. Há também outras pequenas igrejas e capelas em Paraty-Mirim, no Caboré, e em alguns outros bairros da cidade.


Paraty Centro HistóricoCentro Histórico de Paraty: Depois de fazer um city tour, o passeio a pé pelo centro histórico revela muitas atrações, com seus cafés, suas lojinhas, seus ateliers e sua vida cultural.


Inverno Em Paraty - Caminho Do OuroCaminho do Ouro: Uma caminhada pelo trecho restaurado do Caminho do Ouro permite conhecer e imaginar como eram as viagem entre Minas Gerais e Paraty que traziam as riquezas do interior do Brasil com destino a Portugal.


Forte Defensor PerpétuoForte Defensor Perpétuo: Este local, que fica muito próximo do Centro Histórico de Paraty, pode ser visitado a pé e permite uma linda visão da baía de Paraty.


Passeios Ecológicos

Praia Grande Da Cajaíba - Paraty - RJPraias de Paraty: O litoral de Paraty é muito extenso, e tem praias para todos os gostos. Algumas delas podem ser visitadas de carro, a partir de Paraty seguindo em direção a Angra dos Reis. Outras podem ser visitadas a partir da Vila de Trindade e de Laranjeiras. Outras só podem ser visitadas de barco, pois ficam em áreas mais isoladas.


Cachoeira do Iriri - Paraty - RJCachoeiras de Paraty: Na região da serra existem inúmeras cachoeiras. Algumas delas são mais conhecidas e visitadas e podem ser alcançadas de carro, outras ficam em locais mais isolados ou em propriedades particulares.


Paraty CunhaRegião da Serra de Paraty: No caminho que leva à estrada Paraty-Cunha tem muitos atrativos turísticos. Restaurantes com lindas vistas à beira do rio, ateliers, pousadas, cafés. E também em outros pontos da serra existem locais muito atraentes para quem gosta do ar da montanha e de rios com águas limpas e muito ar puro.


Praia Do Meio TrindadeVila de Trindade: Esta vila de pescadores é hoje um dos pontos mais visitados no município de Paraty. Tem algumas das mais belas praias da região.


Área De Preservação - Saco Do MamanguáSaco do Mamanguá: Um verdadeiro paraíso ecológico do litoral paratiense. Um dos locais mais preservados cercado de mata atlântica, de uma beleza estonteante.


Mata AtlânticaParques e Reservas: O município de Paraty tem a maior parte do seu território em área de parques e reservas. Vale a pena conhecer cada um e curtir a natureza.


Passeios de bicicleta / Mountain Bike: Em Paraty você pode passear de bicicleta nas áreas próxima ao centro ou se aventurar um pouco mais, seguindo na direção da serra e pegando algumas trilhas.


Parque Paraty Sport AventuraArvorismo / Tirolesa: No Parque Paraty Sport Aventura você pode se divertir em meio à mata, com percursos apropriados para adultos e crianças.


Caiaque Em ParatyPasseio de canoa ou caiaque: Os rios ou as águas calmas da baía de Paraty são muito adequadas para a prática de caiaque e canoagem.


Passeio Cachoeiras E AlambiquesPasseio pelas Cachoeiras e Alambiques: Os passeios guiados por algumas das cachoeiras mais conhecidas e por alambiques de cachaça artesanal são muito procurado pelos turistas.


Peixinhos no mar de ParatyMergulho na baía de Paraty: As águas calmas e límpidas da baía de Paraty oferecem condições muito boas para a prática de mergulho. Dificilmente uma saída para mergulho é cancelada por falta de condições meteorológicas.


Observação de Aves: A proximidade com a região serrana e a área litorânea com muita mata atlântica preservada faz de Paraty uma região privilegiada para a a observação de aves.


Rafting: Em Paraty o rio mais apropriado para a prática do rafting é o Rio Mambucaba, na divisa do município de Paraty com Angra dos Reis.


Stand Up PaddleStand Up Paddle: Em várias praias de Paraty esta modalidade é praticada, e é possível alugar pranchas para aprender e se divertir. Algumas praias têm as águas mais calmas, boas para os iniciantes.


Surf No CepilhoSurf: Em Paraty o ponto ideal para a prática do surf é na praia do Cepilho, em Trindade. Muitos dos grandes nomes do surf brasileiro já praticaram o surf neste local.


Trilha Em TrindadeTrilhas e Travessias: Nas áreas com muita mata atlântica preservada há muitos tipos de trilhas para todos os amantes da natureza. Algumas trilhas fáceis e curtas são muito procuradas. Algumas trilhas são longas e exigem mais preparação física e mais experiência. Para estas trilhas é aconselhável contar com a orientação de um guia turístico com experiência.


Passeio de escuna: Estes são os passeios mais procurados pelos turistas. Muitas escunas saem diariamente do cais de Paraty, para um passeio pela baía de Paraty, com paradas em praias e ilhas paradisíacas, com conforto e segurança. As águas calmas da baía permitem passeios muito tranquilos, por uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro.


Passeio de LanchaPasseio de barco privativo: Para quem quer mais privacidade e prefere escolher o seu trajeto e o tempo de parada em cada local, os passeios de barco privativo são a melhor escolha. Podem ser em lanchas mais velozes ou em barquinhos de pesca (traineiras), com marinheiros experientes que podem levar aos locais mais exclusivos do litoral de Paraty.


Passeios Culturais

Museu De Arte Sacra De ParatyMuseu de Arte Sacra de Paraty: O Museu de Arte Sacra fica localizado na Igreja de Santa Rita, próximo ao cais de Paraty. Lá é possível apreciar imagens e peças religiosas da época colonial.


Casa Da Cultura De ParatyCasa da Cultura de Paraty: A Casa da Cultura fica localizada no coração do Centro Histórico de Paraty. Lá acontecem exposições e manifestações culturais da região, gratuitas e abertas ao público durante quase todos os dias.


Sesc ParatySesc Paraty: A unidade do Sesc em Paraty tem dois endereços, um deles em frente à Igreja de Santa Rita e outro nas margens do Rio Perequê-Açú. Ali acontecem exposições e atividades culturais com uma programação variada.


Teatro de Bonecos: O famoso teatro de bonecos de Paraty já percorreu o mundo com espetáculos emocionantes. Os bonecos parecem ganhar vida sendo manuseados pelos artistas que usam roupas pretas e praticamente desaparecem no cenário. Estes shows acontecem normalmente às quartas e sábados.


Dicas de Restaurantes em ParatyGastronomia de Paraty: Paraty ganhou recentemente da Unesco o título de Cidade Criativa pela Gastronomia. Isto se deve à importância que a gastronomia tem para a cidade. Desde a qualidade dos restaurantes que se instalaram na cidade, até a tradição cultural da culinária indígena, quilombola e caiçara, a importância da gastronomia no cenário cultural de Paraty é cada vez mais importante. Vale a pena conhecer mais a fundo toda esta tradição.


Passeio Cachoeiras E AlambiquesAlambiques de Paraty: Paraty já foi sinônimo de Cachaça. Antigamente dizia-se: Vou tomar uma paraty. Os alambiques já foram muito importantes na economia do município. Atualmente eles não são muitos, mas são importantes em termos de qualidade. A cachaça de paraty ganhou do INPI um selo de identificação de procedência, que associa a marca à cachaça artesanal produzida no município. É a primeira cachaça brasileira a receber esta certificação.


Quilombo Campinho da Independência: Paraty foi um ponto de entrada dos escravos que chegavam ao Brasil em direção ao Vale do Ribeira para as fazendas de café. O Quilombo do Campinho da Independência originou-se de uma comunidade quilombola que restou na região após a abolição da escravidão. No local hoje há um restaurante comunitário muito procurado e também o artesanato, com destaque para a cestaria.


Artesanato Em ParatyAldeias Indígenas: Os índios guarani são vistos diariamente no Centro Histórico vendendo seu artesanato pelas ruas. No município existem aldeias de índios guarani, a mais conhecida fica na estrada que leva a Paraty-Mirim. A visitação não é permitida sem uma autorização prévia.


Praia Grande Da Cajaíba - Paraty - RJVilas Caiçaras: A população do litoral de Paraty é principalmente composta de caiçaras, cuja origem vem da miscigenação dos povos portugueses com os índios e com os escravos negros. O isolamento econômico da cidade de Paraty até a década de 1970 gerou diversas vilas cuja principal atividade era a pesca. Até hoje existem no litoral várias destas vilas. Algumas já estão sendo tomadas pelo turismo, como é o caso de Trindade e do Sono. Outras ainda se encontram um pouco mais preservadas, como o Mamanguá e a região da Cajaíba. São regiões muito bonitas que encantam tanto pela beleza do local como pela simplicidade da vida no local.


Arte Em ParatyArtistas Plásticos em Paraty: Na década de 1970 vários artistas foram atraídos para Paraty, tanto por sua beleza recém descoberta como para fugir da ditadura militar. O crescimento do turismo tornou o local muito apropriado para a arte que se desenvolveu em diversas vertentes, como a pintura e a cerâmica. Hoje existem no Centro Histórico muitos ateliers que podem ser visitados para apreciar e para comprar as obras.


Artesanato Em ParatyArtesanato em Paraty: O artesanato de Paraty tem sua origem nas comunidades tradicionais indígenas, caiçara e quilombola. Muitas lojinhas espalhadas pelo centro atraem os turistas. Hoje há também muitas lojas de artesanato proveniente de outros pontos do Brasil, principalmente de Minas Gerais, mas quem procura o artesanato mais tradicional vai encontrar principalmente nos barquinhos do Mamanguá, na cestaria e no artesanato indígena.


Como apresentamos acima, Paraty tem uma lista enorme de atrativos históricos, ecológicos e culturais. São inúmeras possibilidades de passeios em Paraty para você escolher e programar para a sua próxima viagem. Paraty encanta aos seus visitantes e sempre há novos motivos para voltar.

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Central de Reservas:
Atendimento ao cliente todos os dias 24h.
(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, 31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio