Logo Agência Estrela Tours

Passeio de Lancha em Paraty

Passeio de Lancha Privativo

Passeio de barco pela baía de ParatyA cidade de Paraty fica localizada em uma baía com mar muito calmo, ideal para passeio de lancha ou de barcos privativos. O Cais de Paraty, no Centro Histórico e à frente da Igreja de Santa Rita já forma uma paisagem maravilhosa. A Baía de Paraty, em frente ao centro, fica em um canto protegido da Baía da Ilha Grande. Saindo deste local, existem várias alternativas diferentes para passeios de barco, cada uma com seus atrativos particulares.

Em um passeio privativo você pode escolher o roteiro mais adequado para você.


Seguindo pelo litoral rumo ao norte, com o continente à esquerda, encontramos várias praias que acompanham o traçado da Rodovia Rio-Santos. Algumas destas praias são mais frequentadas por banhistas, e outras são mais reservadas. E algumas ilhas oferecem também pontos de parada interessantes, como a ilha Pelada (ou do Pelado), a Pelada Pequena ou a Ilha do Breu. A Ilha do Araújo é maior e possui uma comunidade caiçara além de alguns bares e restaurantes. Lá é realizado o Festival do Camarão, em junho, quando termina o período do defeso do camarão. Este lado do litoral norte de Paraty é uma boa opção para passeios mais curtos.


Saindo para o lado oposto do litoral, com o continente à direita, o mar se afasta da estrada e encontra uma região onde só se pode chegar de barco. As praias são mais isoladas e existem várias prainhas pequenas desertas. Várias ilhas ao longo da costa também são muito bonitas para visitação. Em algumas destas praias existem propriedades particulares, e em outras existem comunidades caiçaras com casas de pescadores. Este trecho é percorrido pelos tradicionais passeios de escuna que saem do cais de Paraty.


Um pouco além, saindo da baía de Paraty mas ainda dentro da Baía da Ilha Grande, existem as enseadas de Paraty-Mirim e o Saco do Mamanguá. Para chegar até estes pontos saindo do cais de Paraty e passear pelas praias ao redor é preciso uma lancha um pouco mais rápida, pois fica mais distante do cais. Mas o passeio compensa muito, pois é um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro. Em especial, o Saco do Mamanguá possui muitas praias isoladas e comunidades caiçaras com um visual indescritível. É muito importante cuidar muito bem desta região (e não só desta região) por se tratar de área de proteção ambiental, evitando jogar lixo no mar ou nas praias ao redor. As águas são muito límpidas, e em dias de sol se pode enxergar muitos metros em baixo d’água.


Finalmente contornando a Ponta da Cajaíba entra-se em área de mar aberto, com mais ondas e costas mais perigosas. Para visitar esta região é preciso contar com a experiência de marinheiros experientes que sabem escolher dias com um tempo mais estável e com o mar mais calmo. Nesta região existem praias maravilhosas, com comunidades caiçaras muito isoladas e uma mata atlântica exuberante. Contornando-se a Ponta da Joatinga chega-se às praias  mais ao sul do litoral de Paraty, até chegar a Trindade, uma vila de pescadores muito frequentada pelos turistas. Como Trindade pode ser alcançada de carro, recomendamos evitar esta região nos passeios de lancha, aproveitando melhor dos locais onde só se pode chegar de barco.


A Agência Estrela Tours oferece duas lanchas para passeio. Uma para até 9 passageiros, e uma para até 13 passageiros. Você pode fazer passeios pré-programados ou negociar à parte pelo trajeto de sua escolha, se preferir chegar a locais mais distantes com um tempo maior de passeio. Marinheiros experientes poderão te orientar para escolher os melhores locais de parada e mergulho.

O litoral de Paraty é um dos mais belos locais da costa Brasileira, com muita natureza preservada, praias lindas e um mar limpo e maravilhoso. Se você tiver sorte poderá cruzar com golfinhos (não dá para prever onde eles podem aparecer), e poderá mergulhar com tartarugas e várias espécies de peixes. Um passeio privativo de lancha te leva para conhecer o que Paraty tem de melhor.

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty