Logo Agência Estrela Tours

Passeio de Escuna em Paraty

Passeio de escuna em Paraty

Passeio de escuna em ParatyParaty possui muitos atrativos, mas sem dúvida o mais procurado é o passeio de escuna pela baía de Paraty. Quem vem à cidade de Paraty passar alguns dias nas férias, ou em um feriado, ou até mesmo em um final de semana, logo procura fazer sua reserva em uma boa escuna para não perder a oportunidade de visitar alguns dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro.

Mas muita gente ainda se pergunta como é o passeio, o que precisa levar, o que tem para ver. Então, vamos relatar neste artigo como é o passeio de escuna em Paraty para que você saiba como se programar.


Como é o passeio de escuna em Paraty

Em geral os passeios de escuna têm uma duração média de 5 horas. O horário de saída varia um pouco, entre as 10h e as 12 horas. O ideal é chegar com um pouco de antecedência ao cais para localizar a escuna que você escolheu, embarcar e escolher o lugar da sua preferência. Algumas pessoas gostam de ficar sentadas na lateral da escuna, outras preferem ficar na proa, olhando para a frente, outras preferem ficar deitadas em colchonetes espalhados pelo centro da embarcação.

O barco parte do cais e segue contornando a baía, deixando o continente à direita. Então, quem fica à direita da embarcação tem uma vista melhor das praias do continente. Mas quem fica do outro lado tem também uma bela vista da baía e de suas ilhas. Conforme o barco vai navegando um marinheiro vai informando os nomes das praias e ilhas e fornecendo algumas informações interessantes.

O roteiro segue até as proximidades de Paraty-Mirim. Cada barco possui o seu roteiro, mas em geral eles são muito parecidos, contornando o litoral da baía e retornando ao cais passando por diversas ilhas.

O passeio é seguro e tranquilo

O mar dentro da baía de Paraty é muito tranquilo, sem ondas. O barco navega tranquilo, quase sem balançar. Apenas quando cruza com as ondas provocadas por outra embarcação é que se sente o balanço. Raramente alguém enjoa durante o passeio.

As escunas fazem algumas paradas em praias ou ilhas, onde se pode nadar ou descer até a praia para descansar na areia. Para quem não sabe nadar, é possível ir à praia em um bote de apoio. O passeio é apropriado para qualquer idade. Pessoas de mais idade podem sempre contar com a ajuda dos marinheiros para embarcar ou desembarcar. E mesmo quem prefere ficar no barco aproveita muito o passeio, pois a vista é maravilhosa e as escunas possuem uma boa estrutura, com conforto e comodidades.

Alimentos e bebidas a bordo

Passeio de escuna em ParatyAs grandes escunas possuem serviço de bar e refeições, que normalmente não estão incluídos no preço da passagem. Os turistas podem pedir uma cerveja bem gelada, uma caipirinha ou algum outro drink, água, refrigerantes e também porções ou mesmo refeições completas. As refeições são programadas para uma das paradas do passeio. Desta forma, os atendentes passam perguntando quem vai querer uma refeição e qual o prato preferido para preparar com antecedência e poder servir durante a parada programada. Mas os drinks e porções podem ser pedidos a qualquer momento.Muitos dos barcos

Na volta, antes de chegar ao cais, as contas são finalizadas e cada um paga o que consumiu.


As Escunas Estrela da Manhã

As maiores escunas que fazem os passeios pela baía de Paraty são as Escunas Estrela da Manhã. São dois andares, com uma estrutura completa e muito conforto. Com todos os equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas para todos os passageiros, bote de apoio, espaguetes (bóias) para as paradas, espreguiçadeiras no piso superior, banheiros e música ao vivo.

Os pontos de parada podem variar um pouco, mas em geral são: Ilha Comprida, Praia da Lula, Lagoa Azul e Praia Vermelha (somente no horário de 10:00h).

Em um dia de sol o passeio nas Escunas Estrela da Manhã é um programa imperdível para quem visita Paraty.

 

 

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty