Logo Agência Estrela Tours

Paraty ou Parati? Qual a forma correta?

Pedra Que Engole - Trindade

Paraty Centro HistóricoA grafia do nome da cidade desperta muitas dúvidas até hoje, afinal se escreve Paraty ou Parati? Qual é a forma correta? Paraty se escreve com “y” ou com “i”?

Originalmente o nome da cidade se escrevia com dois is, ou seja, Paratii. Na região o peixe parati (Mugil curema) subia os rios para a desova e eram presa fácil para os índios do Vale do Paraíba, que desciam a serra para capturá-los. No idioma tupi, “y” significa “água” ou “rio”. Então, da junção do peixe com a água derivou o nome Paratii, ou seja, rio ou água onde se encontra o parati.

Posteriormente, os dois “is” foram substituídos por “y”, e o nome da cidade passou a ser grafado Paraty. Mas na reforma ortográfica de 1942 as letras “y”, “w” e “k” foram suprimidas do alfabeto português. Porém, na prática isto não aconteceu com algumas denominações que já estavam consolidadas no uso histórico. A nova grafia não foi aceita pela comunidade paratiense, que continuou utilizando o nome Paraty. A própria reforma ortográfica já previa esta utilização em casos especiais.

Em 1972 o senador Vasconcelos Torres apresentou um projeto de lei determinando que o nome de cidades e monumentos históricos tivessem os seus nomes grafados como eram antes da reforma ortográfica, mas o projeto foi recusado. Mesmo assim, a tradição histórica prevaleceu, e os órgãos públicos e entidades locais passaram a grafar o nome da cidade como Paraty, em sua grafia oficial.

Apesar disto, ainda existem órgãos federais que utilizam a grafia Parati, como em algumas placas nas estradas e também nos correios. O gentílico não utiliza o “y”, seus habitantes são denominados paratienses.

Mas a grafia mais amplamente utilizada é com “y”, ou seja, Paraty.

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty