RESERVE SUA POUSADA

Paraty: Destino turístico ideal

Paraty: destino turístico idealParaty é um destino turístico completo, com muitos atrativos para todos os gostos. Atualmente é um dos 10 destinos turísticos mais visitados do Brasil.

E não se trata apenas de modismo. Existem muitas razões para esta procura tão grande.

Localização

Paraty está localizada em um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro, entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Esta proximidade facilita a visita para os estrangeiros e para os moradores das duas cidades mais populosas do Brasil.

Natureza preservada

Mar e mata de ParatyO município de Paraty tem a maior parte do seu território localizado em áreas de parques e reservas. Ao redor do pequeno perímetro urbano ficam o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Reserva Ecológica da Juatinga, a Área de Preservação Ambiental – APA do Cairuçú, a APA da Baía de Paraty, além de fazer fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Esta imensa mancha verde formada pela Mata Atlântica encontra o mar formando uma paisagem inigualável em um verdadeiro paraíso ecológico.

O ecoturismo encontra em Paraty um local perfeito, com praias, ilhas, cachoeiras e inúmeros atrativos naturais.

História

Caminho do ouro de ParatyParaty nos séculos XVII e XVIII foi um importante porto, por onde escoava o Ouro de Minas Gerais com destino ao Rio de Janeiro e depois para Portugal.

Depois do ciclo do ouro, veio o ciclo da Cana-de-açúcar, com a produção da cachaça de Paraty, com centenas de alambiques pelo município.

Mas depois houve um período de declínio em que a cidade ficou esquecida, pois o único acesso por terra era a precária descida da serra que se fazia pelos tropeiros em lombos de burros.

A abertura da rodovia Rio-Santos, na década de 70 do século XX, encontrou uma cidade esquecida pelo tempo, com seu casario colonial em estado precário.

O tombamento como patrimônio histórico garantiu a preservação da arquitetura do centro histórico e trouxe um novo ciclo de riqueza para a cidade, o ciclo do turismo.

Cultura

Canoa caiçara de ParatyEste isolamento em que a cidade viveu até a década de 70 preservou também as tradições do povo da região.

A cultura caiçara ainda é muito presente em grande parte do litoral de Paraty. Muitas localidades ainda só podem ser acessadas de barco.

A canoa caiçara, feita de um único tronco de madeira, ainda é utilizada pelos pescadores artesanais.

No município ainda existem Reservas Indígenas Guaranís, e antigos quilombos, que lutam para preservar seus costumes e sua cultura.

Arte e artesanato

Na época da ditadura, Paraty ainda era uma cidade muito isolada e isto atraiu vários artistas que fugiram da perseguição do regime autoritário. Muitos deles se estabeleceram na cidade, e com o aumento do turismo este setor teve um crescimento muito grande.

No Centro Histórico atualmente existem inúmeros ateliers de pintores, escultores, ceramistas, aquarelistas além de muitas lojas de artesanato.

Destacam-se os barquinhos do Mamanguá (feitos de madeira, imitando os tradicionais barcos de pescadores da região), a cestaria do quilombo do campinho e o artesanato indígena.

Gastronomia

A importância da gastronomia na história e cultura da cidade se faz presente com a culinária caiçara, quilombola, indígena aliadas às práticas de agricultura sustentável e à agricultura familiar. Esta característica única rendeu a Paraty o prêmio de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, colocando-a em uma lista seleta da Unesco que conta com 180 cidades em 72 países, estimulando o setor gastronômico do produtor até a mesa. Paraty possui restaurantes muito conceituados, da culinária regional e também internacional trazida por chefs de outros países que adotaram a cidade para se estabelecerem no Brasil.

Eventos

Flip - ParatyParaty agora se intitula a cidade dos festivais. Um calendário com muitos eventos importantes atrai uma grande quantidade de visitantes para a cidade todos os anos. Entre eles, destacam-se:

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, o mais importante evento literário do país
Paraty em Foco, evento de fotografia que traz os mais importantes nomes do Gênero
Bourbon Festival Paraty, evento de Jazz, Blues e Soul, que traz muitos artistas renomados nacionais e internacionais para shows abertos e gratuitos espalhados pela cidade.

O MIMO, evento de música instrumental que traz músicos da mais alta qualidade, nacionais e internacionais, de diversos gêneros musicais.

Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty

Encontro de Ceramistas de Paraty

Encontro de Aquarelistas

Paraty Eco Festival

Festival Aves de Paraty

Folia Gastronômica

Além de muitas festas regionais e tradicionais da cidade, tais como o carnaval, Corpus Christi, Semana Santa, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de Santa Rita, Festival do Camarão, Festa de N.Sra. dos Remédios, e várias outras…

Arquitetura

Centro histórico de ParatyO Centro Histórico de Paraty é uma atração em si. O casario colonial preservado e as ruas de pedras onde não circulam carros atraem milhares de visitantes principalmente no período noturno.

Muitos dos bares e restaurantes colocam mesinhas na frente dos estabelecimentos, onde os turistas e a população local fica apreciando o movimento.

Paraty tem turistas durante o ano todo, mesmo durante a semana. Claro que em algumas datas a cidade fica mais cheia, mas sempre tem movimento nas ruas, com pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Paraty é tudo isto e muito mais.

Você pode vir a Paraty muitas vezes e mesmo assim sempre terá a sensação que ainda tem muito mais a conhecer. Isto faz de Paraty o destino turístico ideal.
Você pode acessar o site da nossa Agência Estrela Tours, onde encontrará várias opções de passeios imperdíveis.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Atendimento ao cliente por telefone.
Todos os dias de 08h às 22h

(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, N/31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio