Logo Agência Estrela Tours

Onde ficar em Paraty

Onde ficar em Paraty

Paraty é uma cidade que possui muitos atrativos turísticos. A imagem mais conhecida da cidade é seu centro histórico, em especial a Igreja de Santa Rita, próxima ao cais. Mas os atrativos naturais, artísticos e culturais são também muito relevantes e atraem milhares de visitantes à cidade durante o ano todo. Criamos este post para te ajudar a escolher onde ficar em Paraty para aproveitar ao máximo os atrativos da cidade.


O Centro Histórico

Quem viaja para Paraty certamente deve visitar muito o centro histórico. Além do casario colonial, das ruas com calçamento pé-de-moleque e das igrejas, é lá que estão localizados os principais restaurantes, lojas, ateliers, cafés e sorveterias. É por lá que as pessoas circulam durante a noite. O centro histórico é fechado para a circulação de carros, o que torna o ambiente muito agradável para passear e observar a arquitetura colonial, sem a preocupação, podendo até deixar as crianças mais livres. Por outro lado, caso você queira se hospedar no centro é importante lembrar que o carro pode não chegar até a pousada, e há um pouco de barulho durante a noite.

Próximo ao Centro Histórico

Para quem quer ter a facilidade de passear com facilidade pelo centro histórico e voltar a pé para a pousada, Paraty oferece muitas opções de pousadas. Algumas muito perto do centro, outras um pouquinho mais longe. Mas é bom salientar que o centro urbano da cidade é muito pequeno, e as pousadas que ficam dentro do centro urbano não ficam mais de 2 Km distantes do centro histórico. Existem boas pousadas próximas da Avenida principal e próximas à rodoviária, ideais para quem vai de ônibus. E existem também ótimas opções do outro lado do rio, ideais para quem vai de carro.

Praia do Pontal e Praia do Jabaquara

Estas duas praias ficam localizadas dentro do perímetro urbano da cidade. O Praia do Pontal fica logo ao lado do centro, na foz do Rio Perequê-Açú. A Praia do Jabaquara fica do outro lado do morro do forte. São locais agradáveis para se hospedar, e nas praias existem alguns quiosques com comida e bebida com o pé na areia. Estas praias não são tão boas para banho de mar, pois são rasas e o piso é um pouco lodoso. Mas são boas para a prática de alguns esportes aquáticos como caiaques e SUP.

Região da Serra

Paraty tem grande parte do seu território em área de parques e reservas, com muitos atrativos naturais. São muitos rios e cachoeiras, que atraem diariamente muitos visitantes. Existem algumas pousadas voltadas especialmente para este público, que prefere ficar hospedado longe do centro urbano em local mais próximo da natureza. Além da região ao entorno da Paraty-Cunha, também tem outros pontos muito atraentes. É uma boa opção para quem prefere manter distância do centro urbano.

Trindade

A Vila de Trindade é um destino turístico à parte, cuja principal atração são as suas lindas praias. Normalmente quem se hospeda em Trindade fica por lá, e passeia na sua rua principal durante a noite. Mas a maioria dos turistas preferem se hospedar na região urbana de Paraty e fazer um passeio até Trindade em um dos dias da sua estada em Paraty.

Outras Praias

Existem outras praias entre Paraty e Angra dos Reis, e também algumas pousadas localizadas nesta região. Alguns pequenos centros, como Tarituba, atraem também alguns visitantes alternativos. Alguns destes locais ficam a uma distância considerável do centro, e quem se hospeda nestes locais acaba frequentando pouco a região central da cidade. O mais usual é se hospedar próximo ao centro e sair durante o dia para visitar ourtas praias.

Conclusão

Existem muitas opções de hospedagem para Paraty em diversos pontos do município. A grande maioria fica localizada próxima ao centro histórico. A maioria dos turistas prefere se hospedar próximo ao centro para poder passear com calma à noite, e fazer passeios para outras localidades durante o dia.

Você pode contar com a Agência Estrela Tours para te auxiliar para escolher onde ficar em Paraty, e reservar uma pousada com a melhor tarifa.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty