Logo Agência Estrela Tours

Inverno em Paraty

Inverno em Paraty

Paraty é um destino turístico que atrai visitantes em todas as épocas do ano. Apesar de ser uma cidade litorânea, Paraty possui muitos outros atrativos turísticos, além de suas praias, ilhas e cachoeiras. Os atrativos culturais, o patrimônio histórico, a gastronomia, as artes, o artesanato, muitos são os motivos para visitar Paraty durante todo o ano. Criamos este post para apresentar como é o inverno em Paraty e para te ajudar a programar sua viagem durante os meses de julho, agosto e setembro.


Como é o clima durante o inverno em Paraty?

Paraty fica localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro, onde dificilmente faz frio. A temperatura média é muito agradável durante o inverno, e alguns dias podem até ser muito bons para pegar uma praia. O mar de Paraty é bem mais quente do que o mar do Rio de Janeiro  e do que as cidade do litoral norte do estado, porque as águas da baía de Paraty são protegidas das correntes. Então, é possível até mesmo nadar durante o inverno em Paraty, nos dias mais quentes. Mas é claro que também faz frio em alguns dias. E normalmente as noites são mais frescas. A roupa mais utilizada durante o dia é a camiseta e a bermuda, e durante a noite, uma calça comprida e um agasalho leve. Poucos são os dias em que é preciso usar um agasalho mais pesado, mas é bom ir previnido. O friozinho da noite também permite uma noite de sono mais agradável.

Paraty também tem uma região de serra, com muita mata atlântica, rios e cachoeiras. Nesta região a temperatura é mais baixa e atrai muitos visitantes que querem gostam do clima de montanha.

Chove pouco durante o inverno em Paraty. Os dias frequentemente são muito bonitos, com um céu azul com poucas nuvens. Esta é a época ideal para tirar fotos das praias e dos atrativos naturais, pois a luz é mais difusa e mais agradável.

Quais são os principais eventos que acontecem durante o inverno em Paraty?

Alguns dos eventos mais importantes do ano acontecem durante o inverno em Paraty.

A FLIP é sem dúvida o evento mais importante da cidade. É uma festa literária onde diversos autores nacionais e internacionais apresentam os seus trabalhos, onde se discute os mais importantes temas ligados à cultura. A cidade fervilha durante todo o evento, com o evento principal e dezenas de casas parceiras, com muitas atrações durante os cinco dias do evento. Normalmente o evento acontece no mês de julho. Neste ano de 2019 acontecerá de 10 a 14 de julho.

Outro evento que atrai muitos visitantes à cidade é o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, antigamente conhecido como Festival da Pinga. A produção da cachaça tem muita importância na história da cidade e a cachaça artesanal de Paraty é mundialmente conhecida. Neste festival são apresentados os produtos produzidos na cidade e também a cultura e a culinária ligadas ao produto.

O Paraty em Foco é atualmente o mais importante evento relacionado à fotografia e ao audiovisual. Fotógrafos consagrados no mercado nacional e internacional apresentam seus trabalhos autorais, fazem palestras e workshops e aproveitam o ambiente para se relacionarem com o seu público. Os amantes da fotografia têm uma ótima oportunidade para conhecer os melhores trabalhos e as mais modernas técnicas. O Paraty em Foco acontecerá de 18 a 22 de setembro de 2019.

Em 2019, acontecerão ainda o Festival Aves de Paraty e o Encontro SESC de Cinema de Animação.

Várias festas religiosas acontecem também durante o inverno em Paraty. A Festa de São Pedro e São Paulo, a Festa de Santa Rita e a Festa de Nossa Senhora dos Remédios são manifestações tradicionais da cultura paratiense.

Quais são os melhores passeios para fazer no inverno em Paraty?

O tradicional passeio de barco em Paraty é o mais procurado, mesmo durante o inverno. Mas vamos apresentar algumas opções diferentes que podem te atrair para dias mais frescos. Uma boa dica é o parque Paraty Sport Aventura, onde tem arvorismo, tirolesas e outras atrações em uma área com muita mata atlântica. Um passeio pelo Caminho do Ouro é uma boa pedida, para conhecer um pouco da história da cidade passeando pela região da serra de Paraty. Uma visita ao Quilombo do Campinho, com seu restaurante rústico mas de excelente qualidade é uma ótima dica. Um roteiro pelos ateliers dos artistas plásticos de Paraty, conhecendo não só pintores e escultores como também os ceramistas e artesãos da cidade. E também um passeio pelos alambiques de Paraty, para conhecer o processo de fabricação da cachaça artesanal de Paraty. E, claro, os passeios pelo Centro Histórico e pelos ótimos restaurantes e cafés da cidade.

Realmente, Paraty é uma cidade que vale a pena visitar em qualquer estação do ano.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty