RESERVE SUA POUSADA

Forte Defensor Perpétuo – Paraty – RJ

Forte Defensor PerpétuoO Forte Defensor Perpétuo fica localizado entre as praias do Pontal e do Jabaquara, em cima do Morro do Forte, com uma ampla vista para a Baía de Paraty. O Forte era um dos pontos de defesa da cidade de Paraty, com seus canhões apontados para o mar. A baía de Paraty é rasa e não permite a aproximação de grandes barcos, e Paraty não era uma porta de entrada atraente para ataques, mas havia um sistema de artilharia protegendo a costa ao redor da cidade. Outras fortificações com canhões existiam perto da foz do Rio Patitiba, na Ilha da Bexiga e próximo à Praia de Iticupe.

O passeio para visitar o Forte Defensor Perpétuo vale a pena pelo belo visual da baía e também pela trilha que leva até o forte. A trilha é suave e bem aberta, com piso firme em terra batida, passando por uma bela vegetação, e com uma vista muito interessante do Centro Histórico de Paraty. É um passeio tranquilo, que pode ser feito em cerca de uma hora ou um pouco mais. No local não há nenhum tipo de comércio, portanto vale a pena levar uma garrafa de água.

Para chegar até o forte, saindo do Centro Histórico, atravessar a ponte e seguir em frente, passando em frente da prefeitura e subindo a ladeira do morro do forte. No topo da ladeira, virando à direita, aparecerá do outro lado da rua um portão verde, que é a entrada da trilha que leva ao forte. Basta seguir a pé por alguns minutos para chegar ao Forte Defensor Perpétuo.

Ao chegar no Forte, abre-se a vista para a baía e do outro lado uma bela vista da Praia do Jabaquara. O forte não é uma construção fortificada, mas apenas um local de artilharia com seus canhões apontados para o mar, por onde chegavam os barcos que eram o principal meio de acesso à cidade. A construção existente no local foi construída em 1793, e abriga hoje o Museu do Forte Defensor Perpétuo onde em algumas ocasiões são apresentadas exposições sobre temas variados. O acervo resume-se a algumas peças de tachas ou caldeirões para a produção de açúcar, um tronco de escravos e tambores de jongo oriundos de Paraty-Mirim. Os canhões existentes foram fabricados na Grã Bretanha e na Escócia, e tinham um alcance de aproximadamente 2000 metros, atirando uma bala de 6 Kg.

O Forte fica aberto de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Central de Reservas:
Atendimento ao cliente todos os dias 24h.
(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, 31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio