RESERVE SUA POUSADA

Festival da Cachaça de Paraty 2019

Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty

Nem bem termina a FLIP, a cidade histórica de Paraty começa a se preparar para o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que acontecerá nos dias 15 a 18 de agosto de 2019.

A história da cachaça e de Paraty se misturam… Por volta de 1530 a lavoura de açúcar se tornou uma n ova fonte de riqueza. E onde há açúcar, há cachaça…

Paraty, com solo, clima, geografia acidentada e presença de rios, Paraty se torna uma localização adequada para a plantação e moagem de cana. Rapidamente o município se tornou um local de destaque na produção nacional, sendo até mesmo considerada sinônimo da bebida.

Segundo documento da APACAP (Associação dos produtores e Amigos da Cachaça de Paraty), o  escritor paratiense José Carlos de Oliveira Freire (Zezito) em parceria com o Sr. Francisco Gama Gonçalves (Tico) relacionaram 95 engenhos que existiram em Paraty.

Hoje ainda permanecem ativos apenas 6 Alambiques, são eles:

  • Cachaça Coqueiro
  • Cachaça Pedra Branca
  • Cachaça Paratiana
  • Cachaça Engenho D’Ouro
  • Cachaça Maria Izabel
  • Cachaça Corisco

Todos eles preservam o processo de fabricação artesanal e possuem o Selo de Indicação Geográfica, concedido pelo INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na modalidade Indicação de Procedência, sendo a 4ª Indicação Geográfica reconhecida no país e a 1ª no setor de cachaça.

Estes alambiques permitem a visitação onde é possível degustar as diversas qualidades, conhecer a história do local, entender o processo de produção artesanal e, lógico,  comprar uma cachaça típica de Paraty para levar para casa e presentear os amigos.

Em vários locais no município ainda é possível ver as enormes rodas d’água e alguns alambiques ainda as utilizam em seu processo de moagem.

FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E SABORES

Neste ano, o Festival completa 37 anos de realização. Originalmente chamado Festival da Pinga, em 2011 passou a ser nomeado Festival da Cachaça, Cultura e Sabores visando uma requalificação completa do produto e do evento.  Desde então o festival busca trazer mais informações para os apreciadores da bebida e agregar à experiência dos visitantes  uma vivência mais ampla da gastronomia, do artesanato e da música e dança paratienses.

O Festival é tão famoso no país inteiro que a cidade fica lotada de turistas querendo degustar sua cachacinha e se divertir com muita alegria.

Por isso, faça já sua reserva! O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty  acontece de 15 a 18/08/2019.  

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Central de Reservas:
Atendimento ao cliente todos os dias 24h.
(24) 3371-4044 / (24) 3372-1400
contato@estrelatours.com.br

Av. Roberto Silveira, 31 - CENTRO
Paraty, Rio de Janeiro, 23970-000, Brasil

Siga-nos

Copyright © 2018 Estrela Tours - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio