Logo Agência Estrela Tours

Dia Nacional da Mata Atlântica – 27 de maio

Dia Nacional da Mata Atlântica - 27 de maio

No dia 27 de maio de 1560, Padre Anchieta descreveu pela primeira vez as belezas das florestas tropicais brasileiras. Esta data foi escolhida para homenagear a mata atlântica brasileira,  lembrando da sua importância para o equilíbrio ecológico do planeta e para a preservação das espécies nativas da região.

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidades de espécies no mundo, mas é também uma das mais ameaçadas. O bioma abrange cerca de 15% do território brasileiro, o que inclui 17 estados, onde vive cerca de 72% da população brasileira. Hoje restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

Na mata atlântica vivem mais de 20 mil espécies de plantas, sendo 8 mil endêmicas. Além disto, 298 espécies conhecidas de mamíferos, 992 espécies de aves, 200 espécies de répteis, 370 de anfíbios e 350 de peixes.

A boa notícia é que o desmatamento vem caindo nos últimos anos. Segundo o Atlas da Mata Atlântica, entre 2017 e 2018 o desmatamento caiu 9,3% em relação ao período anterior (2016-2017). Em 9 dos 17 estados atingiram o nível de desmatamento zero.

A cidade de Paraty, localizada entre as duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro), tem a maior parte do seu território localizado em áreas de preservação ambiental, entre elas o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a APA do Cairuçú, a Reserva Ecológica Estadual da Joatinga, o Parque Estadual de Paraty-Mirim, a APA Municipal da Baía de Paraty e a Reserva Ecológica dos Tamoios.

Assim, Paraty tornou-se um verdadeiro paraíso ecológico. O turismo ecológico, se bem organizado, é uma das melhores formas de se preservar a natureza. Em Paraty, um dos passeios mais procurados nas agências locais é o passeio pelas cachoeiras e alambiques da região. Este passeio leva os turistas para conhecer a região serrana do município, onde a mata atlântica pode ser apreciada junto a lindas cachoeiras. A visita em passeio guiado é mais segura, pois guias treinados possuem grande experiência para evitar locais mais perigosos e para apresentar os pontos mais interessantes, com informações sobre os locais. É importante escolher uma empresa idônea, com veículos legalizados e aprovados para este tipo de passeio, tanto pela segurança como pelo conforto oferecido.

A Agência Estrela Tours está à sua disposição para reservar os melhores passeios em Paraty.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty