Logo Agência Estrela Tours

A Cachaça de Paraty

A cachaça de Paraty

Nos tempos do Brasil colônia, Paraty foi o mais importante produtor de cachaça. Mais de 100 alambiques existiam no município, e a qualidade da cachaça produzida em Paraty era reconhecida em todo o país e até em Portugal.

O nome Paraty virou até sinônimo de cachaça.

Veja estes versos de Assis Valente eternizados por Carmem Miranda:

“Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí,
Em vez de tomar chá com torrada ele bebeu Paraty,
Usava um canivete no cinto e um pandeiro na mão,
E sorria quando o povo dizia: Sossega leão, sossega leão.”

Há também uma canção de João Bosco com o título: Parati:

“O João mandou parati
Pra você se segurar.
Só não come a farofa amarela, morena,
Do teu alguidar.”

Atualmente existem poucos alambiques no município, mas a qualidade ainda é reconhecida em todo o território nacional e até no exterior.

Foi criado o selo de Identificação Geográfica – IG, expedido pelo INPI, que visa proteger um produto com características típicas de uma região. Assim Paraty virou uma denominação exclusiva da cachaça artesanal produzida na região, com suas características típicas rigorosamente controladas. Somente as cachaças fabricadas no município podem exibir em seus rótulos a indicação: Cachaça de Paraty, seguida da expressão “Indicação de Procedência” .

Em agosto acontece tradicionalmente o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, onde é exibida a produção dos alambiques da região, além da tradição culinária do município. Nesta festa acontecem shows e é uma das datas que atrai mais turistas ao município.

Alguns dos alambiques da cidade permitem visitação, para conhecer o processo de produção artesanal da Cachaça de Paraty, além, é claro, da degustação e compra dos produtos.

Alguns destes alambiques ficam próximos a cachoeiras e muita mata atlântica. Isto faz com que o passeio de jeep pelos alambiques e cachoeiras seja um dos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade de Paraty. O passeio dura cerca de 5 horas. Além da visitação dos alambiques, o passeio visita o Caminho do Ouro e permite banhos de cachoeira e uma parada para o almoço (opcional) em meio à rica natureza da região. Não esqueça de incluir este passeio no seu roteiro de viagem!

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty